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Avanços do Promater no Estado são avaliados pela Sesau

12/04/2016
Avanços do Promater no Estado são avaliados pela Sesau
Também foi avaliado o resultado do monitoramento realizado pela coordenação da Rede Cegonha em 11 hospitais de dez municípios (Foto: Carla Cleto)

Também foi avaliado o resultado do monitoramento realizado pela coordenação da Rede Cegonha em 11 hospitais de dez municípios (Foto: Carla Cleto)

Dentro da política de melhoria da assistência materna e infantil em Alagoas, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, discutiu os avanços e o fortalecimento do Promater nesta terça-feira (12).

Durante a reunião, que ocorreu na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em Maceió, também foi avaliado o resultado do monitoramento realizado pela coordenação da Rede Cegonha em 11 hospitais de dez municípios alagoanos. Os dados serão levados para discussão com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL).

 

Na reunião, a coordenadora estadual da Rede Cegonha, Syrlene Patriota, apresentou o relatório com informações sobre o monitoramento realizado e quais as ações que deverão ser implementadas para melhorar a assistência, visando oferecer um serviço de qualidade para gestantes e bebês.

Entre os pontos detectados está o aumento de partos em alguns hospitais, a exemplo do Ib Gatto Falcão, em Rio Largo, que de 11 procedimentos, em 2011, passou para 250, em 2015. Somente em março deste ano foram realizados 56.

“Investir na assistência materno-infantil é uma das prioridades da Sesau, para que as gestantes tenham um parto humanizado e com acompanhamento dos profissionais. Estamos avançando nas discussões para melhorar o atendimento às gestantes e bebês por região, para que essas mulheres recebam os cuidados necessários em unidades próximas aos seus municípios, resultando em um parto humanizado”, afirmou Rozangela Wyszomirska.

Na inspeção, a coordenadora da Rede Cegonha informou que detectou avanços nas unidades hospitalares e a preocupação dos gestores em fazer as adequações necessárias no processo de trabalho e na melhoria da qualidade da assistência e humanização do serviço. O próximo passo é levar o resultado do monitoramento e as adequações que são necessárias para discussão no Cosems/AL.