Geral
Governo estuda melhorias no abastecimento de Joaquim Gomes


avaliação técnica do sistema de abastecimento de água do Residencial Maria José Santana de Oliveira, empreendimento fruto do Programa de Reconstrução, com 315 unidades habitacionais (Foto: Ascom)
O município de Joaquim Gomes, na Zona da Mata alagoana, recebeu, na quinta-feira (7), representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) para uma avaliação técnica do sistema de abastecimento de água do Residencial Maria José Santana de Oliveira, empreendimento fruto do Programa de Reconstrução, com 315 unidades habitacionais.
O intuito é identificar e executar serviços que garantam o tratamento adequado da água e o aumento na sua distribuição. “Verificamos as alternativas mais viáveis e elencamos três possibilidades: implantar poços no residencial; realizar uma captação a fio d’água no rio Camaragibe e implantar uma Estação de Tratamento de Água; ou realizar intervenções no atual sistema de abastecimento, com duplicação e ampliação das estruturas”, destaca Luiz Neto, assessor técnico de políticas de Saneamento.
Após a visita, novos estudos devem ser realizados até que seja definida qual das alternativas será adotada. Entre os quesitos avaliados, estão a viabilidade para escavação de poços, as condições de quantidade e qualidade da água subterrânea, a variação do nível do manancial do rio e a sua qualidade, bem como os custos de uma possível ampliação do sistema atual.
Segundo Luiz Neto, a pasta deve buscar recursos junto ao governo estadual para execução das melhorias. “Essa ação irá atender a uma necessidade emergencial da comunidade. É um benefício direto para as 315 famílias que vivem no residencial”, frisa.
Reconstrução
O Residencial Maria José Santana de Oliveira foi executado com recursos do Programa de Reconstrução, destinado às vítimas das enchentes de 2010. Ao todo, 19 municípios alagoanos foram contemplados com moradias para os desabrigados na catástrofe natural.
Agora, o Estado busca garantir a essas famílias condições adequadas de habitação, com acesso à água de qualidade e em volume suficiente para as suas demandas. É a busca por uma nova vida, em uma nova Alagoas.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
2POLÍCIA
Inquérito aponta que Gabriel Lincoln estava desarmado no momento da morte
-
3POLÍCIA
Motorista de ônibus escolar é preso em flagrante por furto de pneus em Arapiraca
-
4CRISE CLIMÁTICA
Terremoto de magnitude 7,5 é registrado no extremo sul da Argentina e do Chile
-
5NO HOSPITAL DA CIDADE
JHC e Marina Candia escolhem primeiro hospital público de Maceió para o nascimento do segundo filho