Geral
Alunos aprendem sobre Educação Fiscal com oficinas e brincadeiras

O Programa de Educação Fiscal, da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL), levou uma abordagem de conhecimento diferenciada para mais de 120 alunos da Escola Estadual Geraldo Melo, no bairro Cidade Universitária, em Maceió, na tarde desta quinta-feira (7), com oficinas e brincadeiras sobre educação fiscal.
Durante as ações, foram explanados conteúdos sobre o recolhimento dos impostos pelo Estado e a sua aplicação na sociedade. Os alunos puderam identificar serviços públicos como saúde, educação, segurança, dentre outros, durante dinâmicas e brincadeiras que as inseriram no contexto de contribuinte.
No final das dinâmicas, os pequenos apontaram temas que entenderam ser prioridade para investimento nos bairros em que residem. Após as explicações, os alunos seguiram para o pátio da escola, onde participaram de brincadeiras de conscientização sobre a necessidade da inserção do CPF na Nota Fiscal para o recolhimento dos impostos pelo Estado e sua importância para cada criança e cada família.
“Eles começam a ter consciência do valor de cada recurso gasto na escola. Isso vai mudar hábitos culturais ao entenderem a importância do tributo e sua correta aplicação nos serviços públicos. São eles quem irão governar o nosso Estado, o nosso país, no futuro, então é importante que eles tenham esse conhecimento”, ratificou o coordenador pedagógico da Sefaz, Yuri Miranda.
Os professores da escola também já passaram por oficinas de capacitação e o conhecimento mais aprofundado sobre Educação Fiscal será ofertado no mês de maio, durante três dias, com 12 horas-aula.
Yuri Miranda afirma que as ações do Programa de Educação Fiscal têm uma repercussão gigantesca na sociedade. “A escola não está isolada, porque as crianças têm família, vizinhos, e esse conteúdo pode ser discutido a partir delas”, completou.
Além de serem arrecadados os tributos de acordo com a compra realizada pelo contribuinte, pedir a nota fiscal dá garantias ao comprador, como destaca a estudante Mariana Pereira, do 7º ano.
“Aprendi que quando a gente for ao supermercado é preciso pedir a nota fiscal para o caso de ser necessário trocar algum produto, e o dinheiro da nota fiscal vai ser aplicado na segurança, educação, saúde”, relatou a estudante.
Para a professora Karina Cibele, as ações de conscientização sobre recolhimento e destino dos impostos são de grande valia para a escola. “As oficinas são importantes porque contribuem positivamente para o crescimento e conhecimento dos alunos. A escola só tem a ganhar com esses trabalhos”, disse.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
2POLÍCIA
Inquérito aponta que Gabriel Lincoln estava desarmado no momento da morte
-
3POLÍCIA
Motorista de ônibus escolar é preso em flagrante por furto de pneus em Arapiraca
-
4CRISE CLIMÁTICA
Terremoto de magnitude 7,5 é registrado no extremo sul da Argentina e do Chile
-
5NO HOSPITAL DA CIDADE
JHC e Marina Candia escolhem primeiro hospital público de Maceió para o nascimento do segundo filho