Geral

Passagem de comando marca ascensão do coronel Sampaio ao Comando-Geral da PM

08/04/2016
Passagem de comando marca ascensão do coronel Sampaio ao Comando-Geral da PM
Coronel Sampaio assume compromisso de dar continuidade ao trabalho desenvolvido no combate à violência no Estado (Foto: Anderson Góes)

Coronel Sampaio assume compromisso de dar continuidade ao trabalho desenvolvido no combate à violência no Estado (Foto: Anderson Góes)

A solenidade de passagem de comando, ocorrida na manhã desta quinta-feira (7), na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, marcou a ascensão do coronel Marcos Sampaio Lima ao cargo de comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas. A cerimônia foi presidida pelo governador Renan Filho e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.

No evento, o coronel Lima Júnior, atual secretário de Segurança Pública, passou o comando da corporação para as mãos de Sampaio, que, em uma das suas primeiras ações como gestor da instituição, entregou uma espada, símbolo do oficialato na PM, para o ex-secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, em agradecimento pelo trabalho que desempenhou à frente da SSP. Para o promotor, a manhã foi de alegria, saudade e recordação.

 

“A palavra que tenho é de agradecimento. Principalmente pela oportunidade que tive de, em um trabalho conjunto, trazer mais paz aos alagoanos, ao reduzir os índices de criminalidade. Não posso negar que sou um grande admirador desta tropa e só tenho a agradecer pela oportunidade de conhecê-la mais de perto e de termos, juntos, marchado em busca de dias melhores”, destacou Alfredo Gaspar.

O secretário de Segurança Pública também agradeceu o empenho da tropa durante seu comando. “Agradeço por todo apoio recebido e garanto que, enquanto secretário, continuarei à disposição desta tropa e desta corporação, fazendo o que estiver ao meu alcance para o engrandecimento da Polícia Militar”, destacou Lima Júnior.

Em seu discurso, o comandante Marcos Sampaio refletiu sobre a grande responsabilidade em assumir a corporação, após uma gestão que trouxe excelentes resultados.

“Assumo a Polícia Militar para dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido. Pretendo conduzir a tropa baseado no apoio ao policial, na valorização do efetivo e na manutenção da integração entre as forças policiais”, ressaltou Sampaio.

 

Após a passagem de comando, tripulantes do Grupamento Aéreo da SSP pousaram no pátio da Academia de Polícia Militar e entregaram ao comandante-geral a bandeira da Academia, simbolizando a homenagem ao primeiro comandante-geral formado em Alagoas.

Em seguida houve desfile de tropas da Academia Militar, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, Batalhão Ambiental, Batalhão de Operações Policiais Especiais, Companhia de Operações Especiais do Sertão (Copes) e Regimento de Polícia Montada D. Pedro I.

Descerramento – Após a solenidade, foi realizado no Salão Nobre da PM, no Quartel do Comando Geral, o descerramento do retrato do coronel Lima Júnior na galeria dos comandantes-gerais. Ele também recebeu a insígnia representativa ao cargo.

As esposas dos comandantes, substituto e substituído, receberam flores como homenagem da Corporação. O momento foi finalizado com um coquetel.