Geral
Juceal inicia capacitação de programa de qualidade total com servidores

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) deu início, nesta terça-feira (05), a implantação, para este ano, do programa dos cinco sensos que visa implantar a qualidade total nas empresas chamado 5S. Para incentivar a prática diária da organização e autodisciplina, foi realizada uma primeira capacitação com os servidores do órgão alagoano de registro, acontecendo em sua sede, em Maceió.
No curso, foram exibidas as principais falhas praticadas pelos setores do órgão e apresentadas melhorias simples que podem tornar o ambiente de trabalho mais saudável e harmonioso.
Utilizando como exemplo o Japão, país que deu origem ao 5S, foram expostos os principais motivos para que o programa fosse implantado. Com o objetivo de reestruturar o ambiente de trabalho, os orientadores ressaltaram que a aplicação do esquema proporciona a excelência da qualidade na vida profissional e pessoal do empregado.
De acordo com Kléber Pereira, assessor especial e mediador do curso, a capacitação havia sido aplicada anteriormente, porém com o grande fluxo de servidores da Juceal, foi necessário retomar o curso, que agora está em sua quarta edição, para orientar os profissionais de como manter o ambiente de trabalho organizado e agradável.
“O programa proporciona um conjunto de benefícios para todos. Não adianta você saber o que fazer e não aplicar. Precisamos, acima de tudo, ter atitude”, destacou o gestor.
A implantação do programa possui quatro etapas de vistoria: capacitação, onde são passadas as instruções para os servidores; auditoria orientativa, onde são apontadas as falhas para melhorias; auditoria agendada, que consiste numa verificação do funcionamento do programa no ambiente do trabalho; e a auditoria surpresa, onde os auditores irão verificar e avaliar os setores sem prévio aviso.
Após as capacitações, haverá treinamento para auditores e, em sequência, acontecerão as primeiras vistorias que serão aplicadas durante todo o ano.
Programa 5S
O programa propõe a prática de cinco conceitos, são eles: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de organização), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de saúde e higiene) e Shitsuke (senso de autodisciplina).
Os conceitos são aplicados com o intuito de eliminar informações desnecessárias, verificar a ordenação dos objetos, manter o local de trabalho limpo, promover o bem-estar do servidor, e estabelecer o compromisso pessoal com os padrões éticos, morais e técnicos, respectivamente.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
2POLÍCIA
Inquérito aponta que Gabriel Lincoln estava desarmado no momento da morte
-
3CRISE CLIMÁTICA
Terremoto de magnitude 7,5 é registrado no extremo sul da Argentina e do Chile
-
4POLÍCIA
Motorista de ônibus escolar é preso em flagrante por furto de pneus em Arapiraca
-
5POLÍCIA
Médico que atropelou e matou cinco pessoas em Ouro Branco presta depoimento