Geral

Sesau mobiliza municípios sobre Monitoramento do Programa Academia de Saúde

06/04/2016
Sesau mobiliza municípios sobre Monitoramento do Programa Academia de Saúde
Coordenador estadual do Programa Saúde na Escola, Eloy Yanes, explanou sobre importância do monitoramento (Foto: Olival Santos)

Coordenador estadual do Programa Saúde na Escola, Eloy Yanes, explanou sobre importância do monitoramento (Foto: Olival Santos)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) mobiliza os municípios alagoanos sobre o Monitoramento 2016 do Programa Academia de Saúde. A orientação do Ministério da Saúde (MS) é de que as cidades que receberam ou estão recebendo recursos do programa realizem a prestação de contas no período de 1º a 31 de maio.

Segundo lembrou o coordenador estadual do Programa Saúde na Escola, Eloy Yanes, todas as cidades habilitadas ao programa devem participar, independentemente do número de polos e do status desses polos – em ação preparatória, em construção ou em funcionamento. “É importante que os gestores municipais estejam aptos a alimentar os dois formulários disponíveis na plataforma online a partir do dia 1º de maio”, explicou Yanes.

Neste ano, a principal alteração é a substituição da planilha de atividades por dois formulários online. O primeiro, o da Gestão Municipal, deve ser respondido por todos os municípios habilitados pelo programa e cada município deve preencher apenas um formulário, disponível no link

http://formsus.datasus.gov.br/Site/formulario.php?id_aplicacao=23027

O outro formulário, o dos Polos em Funcionamento, deve ser preenchido apenas pelos municípios que possuem academias de saúde funcionando, sendo um formulário para cada uma delas. Para responder, o link está disponível em http://formsus.datasus.gov.br/Site/formulario.php?id_aplicacao=22767

O Programa Academia da Saúde é uma importante estratégia para aumentar o acesso da população a ações de promoção da saúde, com a valorização do cuidado integral e promoção de modos de vida saudáveis. Em Alagoas, são 59 municípios habilitados e 88 polos habilitados.

De acordo com o relatório do Monitoramento do Programa Academia de Saúde do ano passado, eram 57 municípios habilitados, dos quais 50 responderam ao formulário. Em 2015, foram registrados 83 polos habilitados, sendo que 31 obras não foram iniciadas, 25 obras foram iniciadas, 21 obras não foram concluídas e ainda havia 6 polos similares.