Geral
Seplag inicia auditorias internas para assegurar qualidade e organização no serviço público

Implantar um sistema de gestão significa mudar hábitos e culturas de organizações, gerando impacto nos processos e resultados. Mais um ciclo de autorias internas começou, nesta terça-feira (05), na Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). A ação faz parte do processo de disseminação do modelo de Gestão adotado pela pasta e do Programa 5S.
Conforme o comitê do Programa 5S, as unidades do Planejamento e de Gestão, bem como a Perícia Médica e o prédio anexo que inclui a Escola de Governo, passarão por este processo até o fim da semana.
“A novidade é que os auditores de algumas secretarias e órgãos do Executivo também participarão do ciclo. Eles receberam o nosso treinamento e, por isso, estão aptos para realizar as auditorias internas”, explica a gerente de Planejamento da Qualidade, Adriana Pereira.
Para o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Christian Teixeira, o papel que a Seplag vem desempenhando, desde o início de 2015, difunde uma política de qualidade indispensável para o serviço público.
“Não tenha dúvidas de que a decisão de implantar um sistema de gestão é desafiador. E o que mais afronta as organizações é a pós implantação, mantendo os sistemas de gestão e fazendo com que os benefícios dos seus resultados perdurem. É para conservar essas mudanças que realizamos ciclos de auditorias internas como esses”, aponta Teixeira.
O programa
O Programa 5S é um método prático e simples que visa obter um local de trabalho organizado, limpo e saudável, constituindo alicerce ideal para implementação da Qualidade Total nas unidades e beneficiando a população com um trabalho mais ágil e eficiente.
A metodologia foi desenvolvida no Japão e origina-se de palavras que começam com a letra S: Seiri (Senso de Utilização), Seiton (Senso de Ordem), Seiso (Senso de Limpeza), Seiketsu (Senso de Saúde e asseio) e Shitsuke (Senso de autodisciplina).
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
2POLÍCIA
Inquérito aponta que Gabriel Lincoln estava desarmado no momento da morte
-
3CRISE CLIMÁTICA
Terremoto de magnitude 7,5 é registrado no extremo sul da Argentina e do Chile
-
4POLÍCIA
Motorista de ônibus escolar é preso em flagrante por furto de pneus em Arapiraca
-
5POLÍCIA
Médico que atropelou e matou cinco pessoas em Ouro Branco presta depoimento