Política

Juiz aceita nova liminar e suspende mais uma vez posse de Lula

18/03/2016
Juiz aceita nova liminar e suspende mais uma vez posse de Lula
[Foto: Diego Vara /Agencia RBS]

[Foto: Diego Vara /Agencia RBS]

O juiz federal de Assis, no interior de São Paulo, aceitou nesta sexta-feira (18) um pedido de liminar para suspender – pela terceira vez – a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil. A decisão atende a uma ação popular feita por um advogado da cidade.

Em seu despacho, o juiz Luciano Tertuliano da Silva afirma que os diálogos telefônicoscaptados pela Polícia Federal demonstram “a arquitetura de mecanismos escusos e odiosos para interferir no resultados das investigações através de ampla atuação ilícita consubstanciada em obtenção de informações privilegiadas para frustrar operações policiais, ocultação de provas, acionamento de possíveis influências em todas as esferas públicas políticas e jurídicas, mormente no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal”.

Mais cedo, uma decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região, do Rio de Janeiro, havia suspendido a última liminar que impedia a posse de Lula como ministro. Ontem, o TRF da 1ª Região já havia derrubado a primeira decisão contra a nomeação.

Lula tomou posse na quinta-feira como ministro da Casa Civil. A Advocacia Geral da União (AGU) já requereu ao Supremo a suspensão de todas as demais ações de primeira instância contra a nomeação do ex-presidente.