Geral

Sine promove oficina de orientação ao trabalho para jovens de primeiro emprego

17/03/2016
Sine promove oficina de orientação ao trabalho para jovens de primeiro emprego
Capacitação faz parte do trabalho oferecido pelo Serviço Nacional de Emprego (Foto: Pinehas Furtado)

Capacitação faz parte do trabalho oferecido pelo Serviço Nacional de Emprego (Foto: Pinehas Furtado)

Cerca de 30 jovens participaram da oficina de orientação ao primeiro emprego promovido pelo Sistema Nacional do Emprego (Sine) por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete). Eles receberam dicas de comportamento durante um processo seletivo, noções para criar uma rede de contatos (network) e como elaborar um currículo de forma correta.

Para o jovem Julio Leão, as dicas foram bastante valiosas, principalmente as que dizem respeito à formação do currículo, ferramenta importante para que o trabalhador seja apresentado de forma correta ao empregador.

“Muitas vezes a gente coloca no currículo informações desnecessárias e por meio dessa oficina aprendi quais os informes que temos que escrever de forma correta com a finalidade de dar boas referências à empresa”, disse Leão.

A estudante Jessica Dayane ressaltou outras dicas importantes que a oficina destacou como, por exemplo, a forma como as mulheres se apresenta no momento em que vão para uma seleção de emprego.

“De forma equivocada, é comum a gente exagerar na maquiagem quando vamos nos apresentar para u processo seletivo de trabalho e isso, de acordo com o que aprendemos na oficina, é incorreto, por isso achei positiva as dicas repassadas”, lembrou Dayane.

Para a coordenadora do setor de orientação ao trabalho, psicóloga Ana Lúcia Barros, as informações são passadas com o intuito de auxiliar os jovens no momento em que eles estão em busca de emprego.

“A Secretaria do Trabalho tem o compromisso de orientar os trabalhadores e auxiliá-los da melhor forma possível para conquistarem um emprego. E por meio da oficina ficamos bastante gratos quando os candidatos saem e expressam a satisfação das dicas repassadas”, declarou a coordenadora.