Geral
Reeducandos transformam óleo saturado em produtos de qualidade
Contribuir nas práticas de responsabilidade socioambiental é um dos objetivos do projeto da oficina de saneantes da Fábrica de Esperança, no Sistema Prisional. A iniciativa da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) transforma aquilo que iria para o lixo em um produto de qualidade, além de preservar o meio ambiente.
Na oficina, que utiliza a mão de obra carcerária, são produzidos diariamente diversos produtos, como: desinfetantes, detergentes, sabão em barras e sabonetes líquidos. Toda a produção tem como matéria-prima o óleo saturado, também conhecido como “óleo de cozinha”, normalmente utilizado em frituras e descartado após o preparo dos alimentos.
Mas para haver trabalho na oficina são necessárias as doações de óleos. O material recolhido é colocado em um depósito, passa por um processo de separação, limpeza, filtragem, decantação. Já tratado, óleo é transferido para os tanques de armazenamento de onde serão destinados para a fabricação dos novos produtos.
Conscientização
O trabalho da oficina de saneantes mostra o compromisso da Seris com a preservação ambiental. O descarte incorreto do óleo saturado pode provocar a poluição da água, comprometer o escoamento de rios e problemas de drenagem em valas e bueiros, resultando na morte de peixes e outras espécies marítimas.
Para o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, tenente-coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, o trabalho desenvolvido é importante não se limita ao processo de reintegração social dos apenados, mas para todos. “Esta ação ultrapassa os muros do Sistema Prisional. Trata-se de uma ação vital para promover o meio ambiente e conscientizar a sociedade”, afirmou.
Como Coletar?
Agora vamos passar algumas dicas de como se tornar um doador de óleo saturado, tornando-se assim um colaborador socioambiental. O primeiro passo é aprender como armazenar o material.
Depois de utilizar o óleo de cozinha, na residência ou no estabelecimento comercial, deixe-o esfriar, com uma peneira de malha bem fina, e utilize um funil para transferir o óleo (frio) para um recipiente que possa ser bem fechado, de preferência, a própria embalagem do produto. Verifique bem a vedação para evitar vazamentos.
Doações
Para que trabalho desenvolvido pela Seris siga a diante é necessário a participação da sociedade, por isso a Secretaria conta com uma campanha de incentivo a doação de óleo de cozinha.
Para participar basta entrar em contato com a Fábrica de Esperança do por e-mail ([email protected]) ou pelos telefones: (82) 3315-1090 e 9 9602-4716. Desta forma o doador estará contribuindo não só para o trabalho da instituição como para o bem-estar de toda a população.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas