Cidades

Estado assina Termo de Outorga para contratação de bolsistas da Emater

08/03/2016
Estado assina Termo de Outorga para contratação de bolsistas da Emater
Bolsistas irão atuar na área de asssistência técnica ao pequeno e médio produtor (Foto: Vinícius Rocha)

Bolsistas irão atuar na área de asssistência técnica ao pequeno e médio produtor (Foto: Vinícius Rocha)

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural de Alagoas (Emater-AL) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), assina, na quarta-feira (9), o Termo de Outorga para contratação dos 97 novos bolsistas que irão atuar pelo Instituto. A solenidade será realizada às 14h, no auditório da Emater, em Maceió.

Com atuação prevista para todas as regiões territoriais do Estado, os novos contratados vão compor o corpo técnico da Emater e trabalhar no desenvolvimento das estratégias do Instituto, por meio da prestação de serviço de assistência técnica e extensão rural nos programas, convênios e chamadas públicas onde a Emater opera.

A assinatura, segundo o diretor-presidente da Emater, Carlos Dias, marca o início de uma nova fase para a pequena e média agricultura em todo o Estado.

“Nós esperamos que os novos contratados tenham a disposição para fazer um trabalho em longo prazo junto aos agricultores alagoanos. Nossa missão final é melhorar a qualidade de vida desse agricultor, seja através do aumento de sua renda com o aprimoramento de seu plantio, ou das políticas públicas e sociais que interferem em sua vida. Por isso, é preciso que os bolsistas possuam a mesma disposição e visão que a diretoria da Emater e o governo de Alagoas têm, para que  nós cheguemos ao nosso objetivo”, declarou Dias.

Ainda de acordo com Carlos Dias, a contratação dos bolsistas com recursos próprios do Governo do Estado é um feito inédito da gestão Renan Filho. “Isso denota a importância com que o governador vem tratando as questões referentes à agricultura e, principalmente, em relação ao público alvo da Emater, que são os agricultores e pecuaristas que precisam da assistência técnica estatal para lhe orientar e conduzi-lo para uma melhor produção. Em consequência, você tem um ganho para toda a sociedade”, explica.

A contratação dos novos técnicos foi realizada por meio de edital, aberto em dezembro  de 2015, e que previa a concessão de Bolsas de Extensão Tecnológica e de Apoio à Pesquisa para profissionais das áreas de medicina veterinária, engenharia agrônoma, análise de sistemas, assistência social, zootecnia e técnicos em agropecuária e agrícola.

A solenidade desta quarta-feira, contará com a presença do governador de Alagoas, Renan Filho, do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, além da diretoria da Emater e Fapeal e órgãos e entidades parceiras.