Geral
Governo e empresários debatem investimentos na cultura de grãos
Representantes do Governo do Estado, Sebrae-AL, Embrapa, e instituições financeiras participaram, nesta segunda-feira (7), da rodada de negócios promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), dentro do Programa de Incentivo à Produção de Grãos de Alagoas, para aproximar produtores rurais e empresários interessados em investir no plantio de milho e soja em 2016.
O encontro reuniu produtores com áreas disponíveis para o plantio de grãos e empresários interessados em adquirir ou arrendar terras com esse objetivo. A intenção da Seagri, segundo o secretário da Agricultura Álvaro Vasconcelos, é ampliar as áreas plantadas com milho e soja no Estado.
“Esse encontro vai incrementar o Programa de Grãos do Governo Renan Filho. Na hora em que são firmadas essas parcerias, os proprietários de terras ociosas garantem renda e os investidores garantem espaços para produzir. Nossa meta para 2016 é aumentar ou, se possível, duplicar a produção de milho e soja no Estado”, disse o secretário.
Estiveram presentes à reunião empresários de Alagoas, Sergipe, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte. Na avaliação de Leonardo Dâmazo, diretor do Grupo Santana, empresa potiguar que investe na produção de sementes, entre outras atividades agrícolas em Alagoas, o encontro surgiu como oportunidade para que os interessados possam conhecer detalhes como a pluviometria, relevo e localização das áreas ofertadas.
“O Grupo Santana tem interesse em arrendar terras para continuar esse trabalho de grãos que já desenvolve em Alagoas, inclusive reintroduzindo outras culturas que já foram plantadas no Estado, como o algodão. O principal objetivo da nossa vinda à reunião é tomar conhecimento da localização, dimensão e características das áreas disponíveis para avaliar o investimento que podemos fazer. Já trabalhamos há muitos anos em Alagoas e temos todo o interesse em ampliar nosso perfil de trabalho no Estado”, disse o diretor do Grupo Santana.
As linhas de crédito para custeio e critérios de financiamento para os produtores também foram apresentados pelos representantes do Banco do Brasil e Banco do Nordeste. Já o pesquisador João Flávio Veloso, da Embrapa, lembrou alguns cuidados necessários para o sucesso no plantio de grãos e falou sobre o processo de implantação da unidade da empresa em Alagoas.
“Estamos conversando com todos os setores para definição dos focos de atuação da sede alagoana. Tudo isso estará no documento que será levado ao Conselho de Administração da Embrapa, que vai tomar as decisões. Com toda certeza, daremos uma parcela maior de contribuição para Alagoas a partir dessa nova unidade”, disse Veloso.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
4NAS REDES SOCIAIS
Juíza emérita Sônia Beltrão critica subserviência de Luisa Duarte ao ex-"imperador"
-
5ARAPIRACA
Garota de programa é vítima de agressão por cliente e encontrada ferida em Arapiraca