Geral

Renan Filho anuncia redução de 36% nos crimes contra a mulher

08/03/2016
Renan Filho anuncia redução de 36% nos crimes contra a mulher
(Foto: Márcio Ferreira) Em relação ao ano de 2014, em 2015 houve uma queda de 36% no número de crimes contra a mulher

(Foto: Márcio Ferreira) Em relação ao ano de 2014, em 2015 houve uma queda de 36% no número de crimes contra a mulher

O mês de março é internacionalmente conhecido como o mês da mulher. Nas vésperas do dia alusivo a elas –  8 de março – o governador Renan Filho inaugurou o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Ceam), nesta segunda-feira (7), no município de Delmiro Gouveia.

 

A iniciativa é conduzida pela secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Roseana Cavalcante e a equipe da pasta.

Seguindo a redução da violência em Alagoas, Renan Filho anunciou que em relação ao ano de 2014, em 2015 houve uma queda de 36% no número de crimes contra a mulher.

 “A cada dia devemos considerar os direitos das pessoas e coibir, com todas as ferramentas possíveis, a violência contra a mulher. Esse é um dos principais crimes da humanidade. O homem usar da sua força superior pra cometer violência contra mulher é um crime que vem sendo muito acompanhado pelas Secretarias de Segurança Pública e da Mulher e Direitos Humanos”, ressaltou o chefe do Executivo.

O Centro de Referência foi implantado por meio de parceria entres os governos federal, estadual e municipal. A finalidade é atender às mulheres em situação de violência em Delmiro Gouveia e municípios da região, funcionando como porta de entrada para toda a rede de atendimento à categoria.

Números – Segundo o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a redução de mortes contra a mulher em 2015, em relação a 2014, em Alagoas, foi de 27,8% – sendo 133 mortes em 2014 e 96 no último ano.

A redução da violência, em 2014, em relação à Lei Maria da Penha, foi de 9,6%, em relação a 2015. Totalizando os índices, somam-se uma redução de mais de 36% dos crimes contra a mulher.