Geral

Visando Tóquio 2020, empresa faz testes de táxi sem condutores no Japão

01/03/2016
Visando Tóquio 2020, empresa faz testes de táxi sem condutores no Japão
Táxi testa a tecnologia pensando no evento em 2020  (© Getty Robot )

Táxi testa a tecnologia pensando no evento em 2020
(© Getty Robot )

A companhia japonesa Robot Taxi começou os testes de um serviço de táxis sem motoristas para residentes em Fujisawa (sul de Tóquio) com o objetivo de que esses veículos de condução automática operem nos Jogos Olímpicos de 2020.

Durante um período de dez dias, uma dezena de cidadãos dessa localidade podem solicitar por meio de seus telefones inteligentes um dos carros da Robot Taxi para ir ao supermercado e posteriormente voltar para casa, informaram nesta terça-feira veículos de imprensa locais.

Um trabalhador da companhia permanece no assento do piloto durante o trajeto para realizar as mudanças de faixa e paradas nos semáforos, detalhou o jornal Nikkei.

A empresa japonesa pretende que seu serviço de táxis de condução automática opere plenamente durante os Jogos Olímpicos de Tóquio para transportar os atletas e turistas da capital nipônica até as sedes olímpicas e vice-versa.

O Governo japonês anunciou em outubro que os veículos sem condutor poderão circular em Tóquio em 2020 e, além disso, pretender ter pronto um marco legal para este tipo de carros antes de finalizar o próximo ano fiscal, que se concluirá em março de 2017.

Assim, o país asiático se equipararia com os Estados Unidos, onde se introduziu pela primeira vez no mundo uma legislação para permitir os ensaios com veículos sem motorista, enquanto Alemanha e Suécia foram pioneiras na Europa.

Entre as empresas que decidiram apostar no setor de carros autônomos destacam alguns fabricantes japoneses como Toyota Motor, Honda Motor e Nissan, que trabalha atualmente para liderar este segmento.

Por sua parte, o norte-americano Google começou em julho a provar seu próprio sistema de veículos de condução automática no Texas (Estados Unidos), enquanto que a empresa de transporte de passageiros Uber experimenta com carros sem condutor em Pittsburgh.