Geral
Expectativa do consumidor tem alta de 0,1% em fevereiro


Enquanto houve aumento de 2,5% no indicador de inflação na comparação com janeiro, o índice de desemprego teve alta de 6,6%. (foto: reprodução)
O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) ficou praticamente estável em fevereiro na comparação com janeiro, com alta de 0,1% no período. O índice é divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Com 98,7 pontos neste mês, situa-se 10% abaixo da média histórica.
Para a CNI, a manutenção do pessimismo sugere um período de demanda mais fraca nos próximos meses. Dos seis componentes do Inec, apresentaram melhora os que medem as expectativas em relação à inflação e ao desemprego.
Enquanto houve aumento de 2,5% no indicador de inflação na comparação com janeiro, o índice de desemprego teve alta de 6,6%. Nos parâmetros da CNI para a pesquisa, quanto maior o índice, maior é o percentual de pessoas que esperam queda na inflação e no desemprego.
As expectativas sobre a renda pessoal recuaram 1,8% no período, e, em relação a compras de bens de maior valor, ficaram praticamente estáveis, com redução de 0,1% no indicador. O índice de endividamento teve queda de 4,2% em fevereiro ante janeiro, sinalizando consumidores mais endividados na comparação com os últimos três meses.
O indicador sobre situação financeira se manteve estável no período. Apesar disso, está 11,9% abaixo do registrado em fevereiro de 2015, indicando uma piora na situação financeira, segundo a CNI. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios entre os dias 13 e 17 de fevereiro.
Mais lidas
-
1SANTANA DO IPANEMA
Vereador Mário Silva denuncia abandono dos Bulhões a servidores e pacientes com câncer
-
2EXECUÇÃO
Homem é executado dentro de casa por suspeitos que se passaram por policiais no Pilar
-
3TRAGÉDIA
Adolescente de 14 anos mata pais e irmão de 3 anos após ser contrariado no RJ
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Disputa pelo comando do PT em Palmeira esquenta com apoio de vereador a grupo de oposição
-
5NINHO TUCANO
Após 29 anos, Ciro Gomes retorna ao PSDB e será candidato ao Governo do Ceará em 2026