Geral

Transportadores e seguranças escolares têm curso sobre cidadania e primeiros socorros

26/02/2016
Transportadores e seguranças escolares têm curso sobre cidadania e primeiros socorros
Transportadores também aprovaram a iniciativa, falaram dos desafios diários e de como o curso os beneficiaram (Foto: Valdir Rocha)

Transportadores também aprovaram a iniciativa, falaram dos desafios diários e de como o curso os beneficiaram (Foto: Valdir Rocha)

De olho na qualidade do transporte dos estudantes da rede pública estadual, a Secretaria de Estado da Educação e Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc), em parceria com a Cooperativa de Produtores Autônomos de Ônibus de Alagoas (Coopeal), promoveram, durante esta semana, o 1º Seminário Integrado de Segurança no Trânsito com a Comunidade Escolar voltado a seguranças e transportadores escolares que atuam na Capital.

Cerca de 60 cursistas participaram da formação, obtendo noções de cidadania, do Estatuto da Criança e do Adolescente, segurança no trânsito, incêndio, primeiros socorros e resgate.

De acordo com o subcomandante do BPEsc, Major Marlon Araújo, esta é a primeira vez que a formação é direcionada a este público. Ele explicou que a iniciativa faz parte do projeto Cepa Vivo e tem como objetivo estreitar a parceria entre polícia e comunidade, com orientação para atuar de forma segura e preventiva.

“A segurança pública é papel de todos. A sociedade precisa ser estimulada e este é nosso papel. Neste caso, empoderar a sociedade para utilização do Cepa em benefício próprio”, declarou.

Simulação

Nesta sexta-feira (26), os participantes foram convidados a testar os conhecimentos adquiridos. Conduzidos pela capitã do Corpo de Bombeiros Viviane Suzuki, eles simularam o atropelamento e o socorro de duas vítimas de trânsito.

A ação aconteceu no Batalhão do CBM, no Trapiche, e contou com a ação conjunta dos BPEsc, Bombeiros e Batalhão de Trânsito (BPTRAN).

“Este primeiro atendimento é primordial. Se a vítima não tem o socorro inicial realizado de forma correta, dificilmente haverá chances de chegar até a ação do médico”, avaliou Suzuki.

Segundo o chefe da segurança da Seduc, Júnio Ryder, a capacitação reforça a qualidade da atuação de sua equipe. “Todo o conhecimento aqui compartilhado irá orientar melhor nossos profissionais para atuar de forma eficaz nas diversas ocorrências”, afirmou.

Os transportadores também aprovaram a iniciativa, falaram dos desafios diários e de como o curso os beneficiaram. É o que afirma Marcelo Tenório, que há três anos transporta estudantes do Benedito Bentes ao Cepa.

“Fazemos quatro viagens diárias, com até 50 alunos. Precisamos estar preparados para tudo, não apenas em caso de acidente, mas saber se comunicar e orientar os passageiros dos riscos existentes, desde o de não colocar a cabeça para fora do ônibus, até o de evitar transitar dentro do veículo. Tudo é diálogo”, ressaltou Tenório.

Para Carlos André Pereira, que faz a linha Graciliano-Cepa, o aprendizado trará mais segurança para agir. “Vai me ajudar muito tudo que aprendi. Vou ter mais tranquilidade diante de alguma situação”, garantiu.