Política

Com prisão decretada, marqueteiro João Santana chega ao País

23/02/2016
Com prisão decretada, marqueteiro João Santana chega ao País
Publicitário João Santana (Foto:Istoé)

Publicitário João Santana (Foto:Istoé)

O publicitário João Santana e a mulher dele, Mônica Moura, desembarcaram na manhã desta terça-feira no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, em um voo proveniente de Punta Cana. Os dois têm mandado de prisão temporária decretada pela 23ª etapa da Operação Lava Jato, deflagrada ontem.

O casal segue para Curitiba em avião da Polícia Federal. Lá, Santana e sua mulher farão exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal e, então, seguirão para a Polícia Federal onde deverão prestar depoimento.

Esta etapa da investigação apura a relação de Santana com a empresa Odebrecht, também alvo das investigações e que teria feito repasses financeiros ao publicitário no exterior.

João Santana coordenou as duas campanhas da presidenta Dilma Rousseff, em 2010 e 2014, e a da reeleição do ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. Em entrevista na Superintendência da Polícia Federal (PF) no Paraná, os investigadores informaram que a nova fase foi iniciada em setembro, a partir da abertura de um inquérito.

Na ocasião, a polícia apreendeu na casa do engenheiro Zwi Skornicki, funcionário da construtora Odebrecht, documentos em que Santana e a esposa dão orientações de como enviar dinheiro para contas deles no exterior.