Geral
Alagoas discute alongamento da dívida em Brasília, nesta sexta (19)
O secretário de Estado da Fazenda de Alagoas, George Santoro, acompanha o governador Renan Filho, nesta sexta-feira (19), em reunião com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, onde os estados discutem as condições para o alongamento das dívidas com a União. A reunião acontece em Brasília, às 16h.
A expectativa é que os estados tenham mais dez anos para pagamento da dívida, aumentando o período de 30 para 40 anos, o que gera a redução das parcelas mensais, dando fôlego para que retomem suas capacidades de investimento com recursos próprios.
Para aprimorar as discussões sobre o tema junto ao Tesouro Nacional, os secretários de Fazenda de São Paulo, Goiás, Paraná e Roraima formaram um grupo de trabalho, com coordenação do secretário de Alagoas, Santoro, durante a 258ª reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária, que aconteceu nessa quinta-feira (18), também em Brasília.
De acordo com Santoro, o grupo de trabalho busca o afinamento de ações sobre o modelo de alongamento, já que com a ampliação do prazo e consequente redução das parcelas mensais a União terá seu fluxo de recebimento alterado, por isso, em contrapartida, os estados devem desenvolver compromissos fiscais maiores que mitiguem o risco fiscal futuro.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
