Cidades
Semarh entrega 3 nascentes revitalizadas em Maribondo, nesta sexta


Água da nascente será armazenada em caixas de polietileno em substituição às caixas de amianto, que são vedadas por lei (Foto: Júnior Santana/Ascom Semarh)
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) continua expandindo as ações para levar água de qualidade à população alagoana. Em continuidade aos trabalhos do Programa de Recuperação de Nascentes, a comunidade de Santa Rosa, localizada no município de Maribondo, na Zona da Mata, receberá três nascentes que foram revitalizadas.
O executor do programa, o técnico da Semarh Adolfo Barbosa, explica que os trabalhos no município iniciaram no final do ano passado e já foram concluídos. A entrega das nascentes ocorre nesta sexta-feira (19), a partir das 14h30, com a presença do secretário Alexandre Ayres.
“Conseguimos conectar três nascentes na região que vão possibilitar que as famílias tenham acesso à água em suas residências. Após os trabalhos, a população pode consumir sem receio um líquido de qualidade e apto para consumo domiciliar e humano”, garante Barbosa.
O executor do programa recorda ainda que os processos para revitalização das nascentes são os mesmos. Na comunidade Santa Rosa houve a necessidade de isolar e revitalizar a área, além de realizar o plantio de mudas naturais da região a fim de proteger o corpo d´água de animais, que, consequentemente, podem contaminar a água.
Superado este processo, uma tubulação própria para a passagem de água foi instalada de maneira segura e higienizada. A água da nascente será armazenada em caixas d´água de polietileno em substituição aos reservatórios de amianto, que estão proibidos por lei.
Com as nascentes revitalizadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, as famílias residentes na comunidade Santa Rosa conseguem ter acesso à água de qualidade. De acordo com Barbosa, a situação anterior aos trabalhos era de precariedade.
“A situação era complicada. Faltava água praticamente todos os dias porque as nascentes não foram revitalizadas da maneira como deveria, além de não serem conectadas. A Semarh levou melhoria no abastecimento de água e com isso a vazão que era de 200 litros por hora está atualmente em 850 litros por hora”, disse o técnico da Semarh.
Educação ambiental
Durante os trabalhos efetivados pelo governo em Maribondo, as famílias têm acesso ao conhecimento para manter o local conservado. O próprio Adolfo Barbosa orientou a população sobre as ações de educação ambiental.
Palestras foram ministradas junto à comunidade com informações sobre a preservação dos recursos naturais. Barbosa ressaltou que, após a entrega da nascente completamente revitalizada, as famílias atuarão como agentes de fiscalização a fim de evitar danos e continuar usufruindo do recurso.
Mais lidas
-
1HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
2ATROPELAMENTO
Após um mês internado, morre Timba, torcedor símbolo do CSA
-
3FUTEBOL
Quem é Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF que se candidatou ao cargo máximo na CBF
-
4FUTEBOL
Luis Zubeldía estuda mudanças no São Paulo para voltar a vencer no Brasileiro
-
5METEOROLOGIA
Saiba qual a previsão do tempo neste fim de semana em Alagoas, segundo a Semarh