Geral
Sine promove oficina de capacitação para cerca de 50 trabalhadores autônomos
A Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), deu continuidade ao calendário de seminários de capacitação de 2016. Desta vez, a oficina estabelecida na programação reuniu cerca de 50 trabalhadores autônomos.
Eles tiveram contato com as duas formas de relações trabalhistas. A formal, que se caracteriza pela assinatura da carteira de trabalho, e a informal, que diz respeito à vida do trabalhador autônomo.
“Nesse aspecto, fizemos um paralelo entre o trabalhador formal que é regido por normas da empresa e o autônomo que está por conta própria e, por isso mesmo, precisa ter um gerenciamento pessoal bem mais elaborado”, disse a responsável pelo setor de orientação ao trabalhador do Sine, psicóloga Ana Lúcia Barros.
Ela esclareceu ainda que como as vantagens e os riscos do trabalho são por conta própria. O autônomo tem que despertar e entender sua posição no processo, visto que muitos não adaptam de forma correta a esse modelo.
“Para que o trabalhador possa ter um suporte, mostramos a ele a importância do Sine como instituição, cujos serviços de cadastro, documentação e orientação podem ajudá-lo a conquistar e se firmar no mercado como autônomo”, concluiu Ana Lúcia.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
4NAS REDES SOCIAIS
Juíza emérita Sônia Beltrão critica subserviência de Luisa Duarte ao ex-"imperador"
-
5ARAPIRACA
Garota de programa é vítima de agressão por cliente e encontrada ferida em Arapiraca