Geral

Olimpíada não será cancelada por conta da zika, diz COI

12/02/2016
Olimpíada não será cancelada por conta da zika, diz COI
(Foto: Andre Motta/Heusi Action/Brasil2016.gov.br)

(Foto: Andre Motta/Heusi Action/Brasil2016.gov.br)

São Paulo – Em entrevista à agência de notícias Associated Press (AP), o diretor médico do Comitê Olímpico Internacional (COI), Richard Budgett, afirmou que não existe a menor possibilidade de cancelar os Jogos por conta do surto de zika. “Tudo o que pode ser feito está sendo feito”, disse o diretor à AP.

Budgett afirmou que não existem advertências de saúde que impeçam a viagem ao Brasil, com exceção às mulheres grávidas.

“O COI não é autocomplacente. Nós levamos isso muito a sério”, destaca. “A nossa prioridade é proteger a saúde dos atletas”. E, segundo ele, dois especialistas em doenças infecciosas serão contratados para orientar os esportistas –  que estão preocupados com o vírus.

Ainda assim, de acordo com o diretor médico, a incidência da zika deve diminuir durante os Jogos Olímpicos já que o Brasil estará em período de inverno, quando as temperaturas são mais frias e o tempo é seco. “Podemos garantir que as autoridades brasileiras estão atuando com extrema seriedade”, diz.

No início dessa semana, o ministro do Esporte, George Hilton, afirmou que a zika não é um problema oIímpico, mas sim “um problema de saúde pública no mundo inteiro”, diz.

posição do Ministério da Saúde reitera a declaração do ministro. “Estados e municípios estão fazendo tudo para proteger a população brasileira e todas as pessoas que virão para a Olimpíada, incluindo visitantes e atletas”, afirmou para a Reuters a assessoria do ministro da Saúde, Marcelo Castro.