Geral

Judiciário alagoano adere ao sistema Serasajud

12/02/2016
Judiciário alagoano adere ao sistema Serasajud
Juiz Carlos Bruno Ramos solicitou adesão do TJ/AL ao sistema. (Foto: Caio Loureiro)

Juiz Carlos Bruno Ramos solicitou adesão do TJ/AL ao sistema. (Foto: Caio Loureiro)

 

 

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) aderiu, nessa quinta-feira (11), ao sistema Serasajud, criado em parceria entre a Serasa Experian e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ferramenta auxiliará os magistrados, eletronicamente, no envio de ordens judiciais a fim de inserir ou excluir pessoas do cadastro de inadimplentes, bem como na solicitação de informações.

De acordo com o juiz Carlos Bruno de Oliveira Ramos, que integra a Comissão de Virtualização e Digitalização do TJ/AL, o sistema reduzirá consideravelmente o tempo de tramitação dos processos e os riscos de descumprimentos de ordens judiciais, já que as comunicações serão feitas digitalmente e as respostas obtidas com maior celeridade.

 O magistrado destacou ainda outros benefícios proporcionados pela implantação da ferramenta. “O sistema também implicará em uma redução importante dos custos com papel, Correios e pessoal, já que todas as informações serão repassadas eletronicamente. Essas comunicações ocorrerão de forma muito mais rápida e segura, uma vez que terão certificação digital”, informou.

O diretor de Tecnologia da Informação do TJ/AL, José Baptista dos Santos Neto, também avaliou positivamente a adesão ao sistema. “O Serasajud vem agregar para que o TJ/AL cada vez mais ofereça serviços de melhor qualidade aos jurisdicionados. Nos próximos 15 dias, o sistema já estará disponível para grande parte das unidades judiciárias”, disse.