Variedades

Oscar: Steven Spielberg fala sobre as novas regras da academia para expandir a diversidade

12/02/2016
Oscar: Steven Spielberg fala sobre as novas regras da academia para expandir a diversidade

4444444

O celebrado diretor Steven Spielberg se declara um “grande apoiador do Academy Awards”, mas não gostou da maneira com que a Academia tem lidado com a controvérsia #OscarSoWhite, que questiona a ausência de profissionais negros entre os indicados ao prêmio desse ano. Durante o podcast do site The Hollywood Reporter, Awards Chatter, Spielberg se explicou.

O diretor — que foi indicado ao Oscar de melhor diretor por Ponte dos Espiões — ficou surpreso por Straight Outta Compton: A História do N.W.A.não estar entre os indicados a Melhor Filme, e pelo fato de Idris Elba ter sido ignorado no prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por Beasts of No Nation.

“Eu vi Straight Outta Compton– eu e minha esposa vimos quando estreou, no primeiro final de semana, e abalou nosso mundo. Foi inacreditável. Eu fiquei bastante surpreso por essa omissão”, ele disse.

Entretanto, ele não crê que esses filmes ficaram de fora da premiação por causa “de racismo inerente ou dormente dos integrantes brancos da Academia”. Para provar, Spielberg sugeriu que os críticos “olhem uns dois anos para trás”, para quando Lupita Nyong’o foi premiada por 12 Anos de Escravidão, que também ganhou o Oscar de Melhor Filme.

“Eu também acho que o que a Academia está fazendo, de uma maneira proativa, de se abrir para a diversidade de seus membros, eu acho que é algo muito, muito importante”, disse Spielberg. “Mas não é só a Academia, e acho que precisamos parar de apontar dedos e culpar a Academia.” Spielberg sugeriu que a questão é maior do que a premiação em si –“não são apenas as pessoas que contratam, são as pessoas nos comandos dos estúdios”. O diretor ainda afirmou que “a indústria de um modo geral deveria ser ‘mais proativa em sair por aí para procurar novos talentos”.

Escute o podcast completo aqui.