Cidades
Cidades históricas alagoanas resgatam Carnaval de rua
Uma das maiores e mais tradicionais festas do mundo, o Carnaval brasileiro se destaca pela grande variedade de manifestações populares. O período reúne milhares de foliões nas ruas de todo o País. Este ano, as cidades históricas alagoanas se engajaram para resgatar os tradicionais Carnavais de Rua.
Com marchinhas, fantasias improvisadas e um clima familiar nas ruas, as cidades de Penedo, Piranhas e Marechal Deodoro se preparam para receber um elevado número de turistas no período da festa do Momo.
“Carnaval é época de atrair visitantes aos mais variados destinos turísticos. Diversas festas acontecerão simultaneamente em todo o Estado, movimentando a economia local e gerando emprego, renda e lazer para a população alagoana”, explicou a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires.
Penedo
Às margens do Rio São Francisco, Penedo é conhecida como cidade dos sobrados e ocupa o posto de uma importante vitrine da história de Alagoas. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o município se prepara para a tradicional Sexta-feira da Lavagem. Há mais de 30 anos, moradores e turistas abrem o Carnaval com a lavagem do beco e da escadaria da igreja Nossa Senhora do Rosário.
Na ocasião, os visitantes vão assistir o desfile das baianas e de diversas bandas de frevo e orquestras filarmônicas locais que animam a noite. Ao longo do Carnaval, mais de 22 blocos particulares foram cadastrados na Liga dos Blocos do município e farão a festa nas ruas da cidade histórica.
Marechal Deodoro
Com o objetivo de levar lazer à população e atrair visitantes, no período do carnaval, as cinco orquestras filarmônicas de Marechal Deodoro serão divididas e distribuídas para animar mais de 40 blocos de rua.
Berço do primeiro presidente da República, o município encontra no turismo uma das principais fontes de emprego e renda. A proximidade da capital alagoana deverá ser um grande diferencial para a região na atração de turistas durante a festa popular.
Na cidade, situam-se famosas praias como a Praia do Francês, Praia do Saco e Prainha, além do atrativo povoado da Massagueira, um importante polo gastronômico que fica às margens da lagoa Manguaba. No centro da cidade, é possível encontrar museus, prédios e igrejas católicas tombadas como patrimônio histórico pelo Iphan.
Piranhas
Situada no sertão alagoano, a cidade histórica de Piranhas também vai resgatar os carnavais históricos e tradicionais. Bandas de frevo e a orquestra filarmônica Mestre Elísio vão se dividir para sair todos os dias pelas ladeiras da cidade.
O bloco das crianças, bloco das virgens e o bloco em homenagem ao Maestro Julio Vieira são os mais esperados pela população local.
A cidade está desde o Natal com 100% de ocupação hoteleira, mas as cidades vizinhas estão preparadas para absorver a demanda dos visitantes durante o carnaval. Devido a grande demanda, os interessados em conhecer os passeios da Rota do Cangaço e dos Cânions do São Francisco devem garantir suas reservas com antecedência.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas