Cidades

Maceió: Prefeito firma convênio com o Estado para reinserção social

26/01/2016
Maceió: Prefeito firma convênio com o Estado para reinserção social
Rui Palmeira assina um acordo de cooperação com o Estado (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

Rui Palmeira assina um acordo de cooperação com o Estado (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

O prefeito Rui Palmeira assinou, nesta terça-feira (26), um acordo de cooperação com o Governo do Estado para viabilizar o programa “Agente Ambiental: Um Novo Olhar, Um Novo Caminho”. Com a iniciativa pioneira, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), vai absorver e capacitar dependentes químicos em tratamento para atuar na preservação do Parque Municipal. A parceria administrativa foi firmada com a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

Na oportunidade, Rui destacou o empenho da Prefeitura para acolher os que necessitam de apoio no processo de reinserção. “Estamos com um trabalho pioneiro no Tribunal de Justiça, com jovens infratores e agora instituímos esse programa com a Seprev, uma forma de trabalhar para superar essa cultura de rejeição imposta pela sociedade aos dependentes químicos”, disse.

“Nós sabemos que uma das etapas mais difíceis do tratamento é a reinserção dos assistidos na sociedade. Esta é uma parceria importante, um primeiro passo para estudarmos mais alternativas de reinserir os dependentes em parceria, visto a disponibilidade do Município e o entusiasmo do governador Renan Filho e do secretário Jardel”, acrescentou o prefeito.

De acordo com gestor da Seprev, Jardel Aderico, com o convênio, a Prefeitura está contribuindo para que dependentes químicos em tratamento possam resgatar o sentimento de pertencimento a sociedade. “Esse é um convênio para indução da política de reinserção social. Todos que precisam recomeçar a vida necessitam de atenção especial e a parceria com a Prefeitura de Maceió tem sido fundamental para este trabalho. Esse é um projeto pioneiro, mas a partir da experiência com o Município, no Parque Municipal, nós queremos estender a prática também para outros setores”, afirmou.

O coordenador do Parque Municipal, Fábio Palmeira, destacou que o programa faz parte da política socioambiental praticada pela Prefeitura. “O projeto é uma extensão de um trabalho já realizado no Parque. Nosso objetivo é contribuir para o resgate da autoestima dessas pessoas, trabalhar os assistidos através do contato com a natureza para proporcionar capacitação e condições de trabalho, o que vai representar novas oportunidades para suas vidas. Essa é uma pequena demonstração do trabalho da Sempma, que além de fiscalizações e licenciamentos também promove ações socioambientais”, destacou.

O programa

O “Agente Ambiental: Um Novo Olhar, Um Novo Caminho” é um programa de reinserção social voltado para dependentes químicos que estão em fase de tratamento. Com a iniciativa, os assistidos serão capacitados para atuar em diversas funções no Parque, a exemplo de guias, guardas e operador de jardinagem para cuidar da arborização e viveiros da unidade de conservação. Os beneficiados pela iniciativa também vão trabalhar na manutenção de praças e canteiros da cidade.