Cidades
Maceió: Prefeitura é homenageada por melhoria no transporte


Rui Palmeira recebe homenagem pelos 500 mil usuários do aplicativo Citta Mobi em Maceió (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)
Maceió é a cidade com o maior número de usuários do aplicativo Citta Mobi proporcional à quantidade de usuários do transporte público no País. O feito, fruto da articulação da Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), rendeu homenagens ao prefeito Rui Palmeira e ao titular da SMTT, Tácio Melo.
Nesta quarta-feira (20), representantes da empresa Cittati, operadora do Citta Mobi, foram à sede da Prefeitura, na Pajuçara, para condecorar o Município pela articulação que possibilitou a marca de 500 mil downloads do aplicativo na capital, o que corresponde a 90% dos usuários do transporte público urbano.
Para Rui Palmeira, a homenagem é o reconhecimento ao trabalho técnico e comprometimento da gestão do Executivo em prol do transporte público coletivo na capital. “Com o aplicativo, os usuários se apossaram dos horários dos ônibus, possibilitando uma melhor organização e mobilidade, além da contribuição para melhorar o transporte público, por meio de denúncias, reclamações e apontamentos, uma vez que o aplicativo conta com este espaço”, disse.
O prefeito destacou ainda que a implantação do aplicativo faz parte de um pacote de ações pensadas para melhorar o transporte público. “Construímos e reformamos terminais, implantamos a faixa azul nas principais vias de acesso da capital, descentralizamos a aquisição do vale transporte e, entre outras ações, implantamos GPS para que empresas e usuários possam monitorar o trabalho das empresas”, detalhou.
O trabalho da Prefeitura em relação ao Citta Mobi também já foi reconhecido inclusive pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Tácio Melo atribuiu a homenagem à prioridade dada pelo Executivo para a melhoria da mobilidade urbana. “Maceió é uma das primeiras cidades que conta com GPS em 100 % da frota, o que é fundamental para a fiscalização e cobrança da otimização do sistema. Para nós é uma honra, visto que o trabalho foi iniciado em dezembro de 2015 em parceria com a Transpal e em menos de um ano conseguimos torná-lo popular ao ponto de conseguirmos a marca de um milhão de acessos por dia”, destacou.
O aplicativo está presente em 22 cidades no País, a exemplo de São Paulo, Salvador, Recife, Aracaju e Rio Branco. “De longe nós tivemos o maior alcance do Citta Mobi no País em Maceió. São 90% dos usuários do transporte e também operamos com uma versão para pessoas com deficiência. Pensamos essa homenagem porque entendemos que o trabalho da Prefeitura foi fundamental, já que acompanhamos o empenho dos gestores do Município para inserir de fato o aplicativo na vida das pessoas e mostrar que o uso faz diferença na mobilidade urbana”, acrescentou o gerente nacional de vendas da empresa Cittati, Carlos Sampaio.
O aplicativo possibilita que, por meio de aparelhos smartphones e computadores, os usuários visualizem em tempo real o deslocamento dos ônibus. A ferramenta contribui para que os usuários possam programar a saída para as paradas e terminais de ônibus, entre outros benefícios.
Mais lidas
-
1HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
2ATROPELAMENTO
Após um mês internado, morre Timba, torcedor símbolo do CSA
-
3FUTEBOL
Quem é Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF que se candidatou ao cargo máximo na CBF
-
4METEOROLOGIA
Saiba qual a previsão do tempo neste fim de semana em Alagoas, segundo a Semarh
-
5DISPUTA PARTIDÁRIA
Pedro Paulo Lança chapa “Coração Petista” e tenta manter domínio de 21 anos no PT de Palmeira dos Índios