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Diretor da Williams crê em motores da F1 25% mais barulhentos em 2016

15/01/2016
Diretor da Williams crê em motores da F1 25% mais barulhentos em 2016
(Foto: Grande Prêmio)

(Foto: Grande Prêmio)

Depois de duas temporadas repletas de críticas severas contra a falta de barulho dos atuais motores V6 turbo, a situação pode mudar em 2016. De acordo com Pat Symonds, diretor-técnico da Williams, o novo regulamento para exaustores deve aumentar o barulho dos carros em até 25%.

Symonds comentou que a mudança é consequência de uma reformulação da válvula de escape, que passará a ser bifurcada em 2016. Uma das saídas deverá ser voltada apenas para a saída de gases do exaustor, e é daí que deve vir a mudança no som.

“A válvula de escape em um motor turbo moderno não abre muito. Temos um motor gerador ligado ao turbo, que é um dos jeitos de evitar gasto de energia, além de controlar a velocidade do compressor”, contou Symonds, para a revista ‘Autosport’.

“Nós realmente tentamos não abrir muito. Em corridas, quase nunca abrimos. Em classificação, abrimos um pouco. Você pode pensar que se não abrirmos a válvula de escape você não vai ouvir diferença nenhuma, mas isso não é verdade. Mesmo com a válvula fechada, ela atua como um silenciador para o exaustor. Se livrar disso significa mais barulho”, seguiu.

Por trás da técnica, Pat imagina que a mudança trará um aumento “significativo”, em uma porcentagem que varia entre 14% e 25%.

“No que será percebido, com a válvula fechada, o som será 14% mais alto. Com a válvula aberta, ficará entre 20% e 25%, então é significativo. Ainda não provamos isso nos circuitos, mas penso que podemos ouvir um pouco daquele som tradicional dos turbos, os assobios. Mas vamos precisar esperar para ver”, finalizou.