Cidades
Agremiações terão apoio do Governo para prévias carnavalescas


Tradicionais blocos contam com o apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, para desfilarem na avenida. (Foto: Ascom/Prefeitura de Maceió)
Maceió já se consolidou nacionalmente como a cidade das prévias carnavalescas. A folia de momo alagoana começa uma semana antes do sábado de Zé Pereira.
Os tradicionais blocos contam com o apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, para desfilarem na avenida. As agremiações carnavalescas contarão com o apoio de R$ 180 mil para a realização das festividades.
“O governador Renan Filho entende a tradição das prévias e também a importância do evento para a economia local. Sendo assim, manteve o valor repassado anteriormente, e este ano iremos contemplar um número maior de grupos que fizeram as solicitações de apoio ainda em 2015”, explica a secretária.
Para a titular da pasta, as prévias já estão consagradas no calendário turístico e cultural. “O carnaval é a manifestação cultural de grande expressão popular. Nos anos anteriores, o Governo apoiou a realização do evento, e este ano está fazendo um esforço para garantir a festa dos foliões.”, disse Mellina Freitas.
O aquecimento para o Carnaval começa no próximo domingo (17), com o “Carnaval do Edécio”. Já na noite de sexta-feira (29), com o “Jaraguá Folia”. A 16ª edição do desfile reunirá mais de 100 blocos entre eles o tradicional “Filhinhos da Mamãe”.
“O Jaraguá Folia surgiu em 2001 com o objetivo de divulgar e fortalecer o bairro como espaço propício para atividades culturais. Esperamos receber 50 mil foliões, desfilando alegria e criatividade pelas ruas do boêmio e histórico bairro”, disse Edberto Ticianeli, organizador do evento.
No sábado (30), a festa começa logo cedo, com o bloco Pinto da Madrugada que há 16 anos arrasta mais de 150 mil foliões pela orla marítima de Maceió. O maior bloco de rua de Alagoas desfila na praia da Pajuçara à Ponta Verde. A organização do evento garante muitas orquestras de frevo durante todo o trajeto.
“Nossa agremiação foi responsável por revitalizar o carnaval da cidade. Levamos para a população uma festa tradicional, familiar, com muito frevo e marchinha de carnaval”, disse o presidente Braga Lira.
Já à tarde, a animação é por conta dos blocos “Pecinhas de Maceió”, que em seu 33º ano se concentra nas proximidades do Iate Clube Pajussara, e a “A turma da rolinha”, com encontro na Praça Multieventos, no bairro de Pajuçara. O Vulcão, da Polícia Militar de Alagoas, também festejará seus 80 anos, reunido os foliões no bloco mais antigo ainda em atividade na capital.
Mais lidas
-
1HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
2ATROPELAMENTO
Após um mês internado, morre Timba, torcedor símbolo do CSA
-
3FUTEBOL
Quem é Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF que se candidatou ao cargo máximo na CBF
-
4METEOROLOGIA
Saiba qual a previsão do tempo neste fim de semana em Alagoas, segundo a Semarh
-
5FUTEBOL
Luis Zubeldía estuda mudanças no São Paulo para voltar a vencer no Brasileiro