Geral
Estado potencializa força-tarefa de combate ao Aedes aegypti
O mutirão de combate ao Aedes aegypti deu inicio às atividades de fiscalização na quinta-feira (7) em dez municípios alagoanos. Além da capital Maceió, a ação ocorre simultaneamente nas cidades de Messias, Paripueira, Barra de São Miguel, Delmiro Gouveia, Ouro Branco, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo e Maragogi com o intuito de eliminar de maneira definitiva os focos do mosquito no Estado.
Destaque no programa Bom Dia Alagoas desta sexta-feira (8), a força-tarefa de combate ao Aedes aegypti representa uma etapa importante na contenção do crescimento do número de casos de dengue, zika e chinkungunya em todo o Estado. O papel fiscalizador da população no estabelecimento de um espaço seguro e livre do mosquito foi ainda ressaltado pelo governador de Alagoas, Renan Filho, que tem acompanhado de perto as ações do mutirão.
“Acredito que o grande exército nesta força-tarefa é o cidadão. Cada pessoa precisa cuidar da sua casa, proteger sua família, assim como a vizinhança e toda a comunidade. Fizemos este mutirão como um alerta a toda população, para lembrarmos de que todos precisamos ajudar para que as ações de combate Aedes aegypti tenha resultados”, pontua Renan Filho.
Para a secretária de Estado da Saúde, Rosângela Wyszomirska, os trabalhos de eliminação do mosquito precisam ser contínuos e praticados de maneira permanente pelos cidadãos. Durante todo mutirão, agentes de endemia percorrem diferentes bairros dos municípios participantes, repassando orientações e os cuidados necessários a serem adotados pelos moradores.
“Trata-se de um trabalho coletivo, diário e permanente. Este é apenas um chamamento para que todos os alagoanos entrem neste combate ao mosquito Aedes aegypti. É uma averiguação que precisa ser realizada não apenas durante este período de mutirão, mas ao longo de todo o ano para que o Estado não tenha mais novos surtos de microcefalia”, destaca a secretária.
Em Maceió, os trabalhos de vistoria serão realizados nos bairros de Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca, Jaraguá e Ponta da Terra. Coordenado pela Defesa Civil Estadual, a força-tarefa conta ainda com a parceria das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Polícia Militar, Exército, Corpo de Bombeiro e as prefeituras que serão beneficiadas com o projeto.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3NAS REDES SOCIAIS
Juíza emérita Sônia Beltrão critica subserviência de Luisa Duarte ao ex-"imperador"
-
4ARAPIRACA
Garota de programa é vítima de agressão por cliente e encontrada ferida em Arapiraca
-
5DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios