Geral
Unidades de saúde realizam mais de 6 mil atendimentos no feriadão de Natal
O Hospital Geral do Estado (HGE), referência no atendimento de alta complexidade em urgência e emergência, realizou 1.797 atendimentos no período natalino, entre os dias 24 e 27 de dezembro. Desse total, 1.171 foram casos clínicos, que continuam liderando o número de pacientes que dão entrada diariamente na unidade hospitalar.
Do total de pacientes que deram entrada no HGE, durante os quatro dias do feriadão, 133 foram vítimas de acidente de trânsito, 427 de acidentes casuais, 16 pessoas deram entrada vítimas de acidente no trabalho. Também foram registradas 43 agressões (entre corporal, por armas branca e de fogo). Cinco pessoas sofreram queimaduras e duas foram hospitalizadas por tentativa de suicídio.
Nos cinco Ambulatórios 24 Horas localizados em Maceió, registrou-se 3.711 atendimentos, sendo 717 no Benedito Bentes (Denilma Bulhões), 793 no Tabuleiro do Martins (Assis Chateaubriand), 682 em Chã da Jaqueira (Dom Miguel Câmara), 584 na Levada (Noélia Lessa) e 935 no Jacintinho (João Fireman).
Somadas as saídas de ambulâncias mais as orientações médicas – relacionadas, geralmente, aos casos clínicos -, os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) de Maceió realizaram 742 atendimentos no período natalino. Os acidentes de trânsito totalizaram 58 e o número de casos clínicos atendidos com ambulâncias somou 108 atendimentos.
Arapiraca – A Central do Samu em Arapiraca registrou 337 atendimentos, dos quais 119 foram realizadas por orientações médicas e 218 de saídas de ambulâncias. Os acidentes de trânsito totalizaram 62 e os casos clínicos chegaram a 135.
A Unidade de Emergência Daniel Houly (UEDH) registrou um plantão movimentado, atendendo 523 pacientes, no período entre 24 e 27 de dezembro. As vítimas dos acidentes de trânsito representaram 33% do total, com 170 entradas. Desses, 80% tinham envolvimentos de motocicletas. As quedas de moto, por exemplo, somaram 110 casos.
Ainda foram contabilizadas vítimas de colisões, atropelamentos e capotamentos envolvendo motos e outros veículos. Também chamou a atenção a quantidade de vítimas de queda da própria altura (81), queda de animal (45) e agressões por arma de fogo (2) e arma branca (5).
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
3FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
4OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB
-
5MUSEU DE NOVIDADES
Novas nomeações reforçam influência da gestão passada em Palmeira dos Índios