Geral
Operação Natal Integrado é concluída com resultados satisfatórios para a segurança
22/12/2015
Quartéis, batalhões e delegacias esvaziados e bloqueios por toda a parte para uma megaoperação de prevenção, mas, também de combate à criminalidade. Na quinta-feira (17) e sexta-feira (18), cinco áreas da capital e também algumas do interior foram tomadas pelos agentes da Segurança Pública, com o propósito de apreender armas, drogas, localizar traficantes e homicidas. Cerca de 800 policiais foram envolvidos na mobilização.
Equipes do Corpo de Bombeiros também participaram da operação e apreenderam 167 botijões de gás irregulares.
Em Maceió, o policiamento a pé foi distribuído no Centro, na orla marítima, no Jacintinho e no Benedito Bentes e o motorizado ficou responsável pelos bloqueios e recobrimento de áreas em dois turnos, em pontos estratégicos como entradas e saídas da capital. Ao todo foram parados e revistados 3.180 veículos de passeio, além de 1.320 motocicletas e 300 coletivos.
O Grupamento Aéreo também teve participação indispensável durante toda a operação, atuando no ar e também por terra. A presença da aeronave nas ações das forças policiais serve para identificar e encurralar alvos, além de fechar cercos mais rapidamente. Por terra, os integrantes do Grupamento deram suporte com equipes formadas por policiais civis e militares e bombeiros militares.
Durante as ações – que contaram também com a participação de delegados e comandantes de unidades nas ruas – as polícias prenderam em flagrante 17 pessoas, por crimes diversos, e mais dois homicidas. Por meio de mandados de prisão, sete maiores foram presos e um menor apreendido. Dos presos, as polícias confiscaram seis revólveres, duas pistolas e três espingardas.
A operação foi reconhecida como importante pela sociedade, entre as pessoas que foram paradas nos pontos estratégicos. Luciene Silva, que viajava para São Miguel dos Campos em um micro-ônibus, ficou entusiasmada com a presença da polícia na rua.
“Parabéns! Graças a Deus vocês estão nas ruas fazendo a nossa segurança e evitando que o mal nos aconteça. Que Jesus abençoe esse trabalho; não podemos reclamar nunca. Queria ser parada todos os dias”, ressaltou.
Para o secretário Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, “esse choque nas ruas serve para a população se sentir protegida e para os criminosos perceberem que estão sendo vigiados e procurados”. Ele assegura que outras operações similares serão desencadeadas, “porque é necessário que todos se empenhem no processo de mudança da segurança pública e traga resultados ainda mais satisfatórios para as famílias de bem”, declarou o secretário.
Ainda esta semana, as fotos de mais de 50 homicidas serão divulgadas para que a população ajude a Segurança Pública a colocá-los atrás das grades ligando para o Disque-Denúncia pelo número 181.
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
4OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB
-
5HOMICÍDIO
Sobrinho de Sertório Ferro, ex-prefeito de São Sebastião, Waltinho é morto a facadas