Geral

Governo recebe menção honrosa pelo projeto de escadarias e pontilhões

16/12/2015
Governo recebe menção honrosa pelo projeto de escadarias e pontilhões
Governo de Alagoas ganhou menção honrosa pela iniciativa de proporcionar mais mobilidade urbana e qualidade de vida aos moradores das grotas da capital  (Foto: Divulgação Setrand)

Governo de Alagoas ganhou menção honrosa pela iniciativa de proporcionar mais mobilidade urbana e qualidade de vida aos moradores das grotas da capital
(Foto: Divulgação Setrand)

As obras ainda não começaram, mas o projeto que propõe a construção e restauração de escadarias e pontilhões nas grotas de Maceió já começa a dar resultados positivos. Isso porque, durante a 19° Mostra de Arquitetura Alagoana, na terça-feira (15), o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU-AL), premiou o Governo de Alagoas com menção honrosa pela iniciativa que visa proporcionar mais mobilidade urbana e qualidade de vida aos moradores das grotas da capital.

O prêmio foi atribuído ao projeto “Pequenas obras, grandes mudanças” por realçar a importância do trabalho do arquiteto na concepção de propostas de intervenção urbana e social. Os critérios de avaliação foram: inovação, sustentabilidade, preservação do meio ambiente, nível de abrangência do projeto, criatividade, relação custo/benefício e inserção urbanística.

O projeto, visto como instrumento indispensável na promoção da integração urbana e social, tem sido amplamente discutido pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), pasta que idealizou o projeto e irá conduzir as obras.

A fundamentação do projeto teve início no começo deste ano, com uma ação de mapeamento das condições estruturais das escadarias e pontilhões das grotas espalhadas por toda a cidade, com a necessidade apontada no relatório final da construção e reconstrução de 23 km lineares de escadarias, 29.000 m² de passeios e 69 pontilhões.

“É muito bom e muito importante ter um projeto institucional submetido a julgamento e ser reconhecido como um bom projeto. Além de considerar os conceitos de mobilidade e integração urbana, temos considerado intensamente os ganhos sociais que essas escadarias e pontilhões vão proporcionar a essas pessoas que vivem isoladas da malha urbana”, destacou o secretário executivo de obras, Alcides Tenório.

A Setrand concorreu, ainda na mesma categoria, com o projeto dos eixos binários Cepa e Quatel, com o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) e com projeto do viaduto da Polícia Rodoviária Federal.

As obras das escadarias e pontilhões estão previstas para serem iniciadas em fevereiro de 2016. Ao todo, serão 76 grotas e mais de 250 mil pessoas beneficiadas com a ação emergencial.