Geral

Assistência Social inicia parceria com Associação de Ciganos de Alagoas

04/12/2015
Assistência Social inicia parceria com Associação de Ciganos de Alagoas
Rerunião consolida parceria entre a secretaria em defesa dos direitos da população cigana no Estado. (Foto: André Aguiar)

Rerunião consolida parceria entre a secretaria em defesa dos direitos da população cigana no Estado. (Foto: André Aguiar)

O secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Joaquim Brito, recebeu quinta-feira (4), em seu gabinete, representantes da Associação dos Ciganos de Alagoas, para discutir e traçar políticas públicas para a comunidade cigana de Alagoas.

O momento consolidou a parceria entre a secretaria e a associação para a execução de ações socioassistenciais que garantam os direitos da população cigana no Estado. Entre os encaminhamentos estão a buscativa para a inclusão no Cadastro Único (CadÚnico), no intuito que eles tenham acesso aos programas e benefícios sociais do governo federal.

No encontro foi apresentado um plano de ação com um diagnóstico para fazer um levantamento das famílias ciganas no Estado e desenvolver estratégias que assegurem a cidadania da população cigana, através de políticas públicas específicas e inclusivas.

Na reunião foram apresentado os direitos que estão garantidos por meio do CadÚnico, como a inserção em programas sociais como o Bolsa Família, Tarifa Social na conta da energia elétrica, entre outros.Também foi discutida a possibilidade de construir um centro de referência específico para atender a população cigana e um projeto de valorização da agricultura familiar para ciganos assentados.

O presidente da associação, Célio Baron, comemora o avanço das lutas dos ciganos em Alagoas. “Este é momento histórico para nós. A partir de agora vamos traçar estratégica junto ao poder público estadual para desenvolver ações que valorize a sociedade cigana”.

O presidente destacou a disposição do secretário Joaquim Brito em realizar parcerias com os grupos tradicionais. “O secretário de referência para nós no Estado é o Joaquim Brito, e a Seades é a porta para a implementação da nossa política”, afirmou.