Geral

Maceió completa 200 anos com mais de 63 mil empresas ativas

04/12/2015
Maceió completa 200 anos com mais de 63 mil empresas ativas
O maior número de negócios em Maceió é visto nas empresas que possuem comércio ou reparação de veículos automotores e motocicletas como atividade principal - 47% do total (Foto: Ailton Cruz)

O maior número de negócios em Maceió é visto nas empresas que possuem comércio ou reparação de veículos automotores e motocicletas como atividade principal – 47% do total (Foto: Ailton Cruz)

Neste sábado (05), é comemorado o aniversário de 200 anos de Maceió. Em seus dois séculos de história, a atual capital alagoana se consolidou não apenas como centro político do estado, mas também como a potência econômica de Alagoas. Atualmente, Maceió conta com 63.067 empresas com registro ativo na Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), o que representa 45,5% de todos os negócios ativos no estado.

Característica comum em Alagoas, maior parte dos empreendimentos ativos na capital alagoana é referente às micro e pequenas empresas. Dos mais de 63 mil negócios, 31.265 são Microempreendedores Individuais (MEI) – tipo empresarial legalizado como pequeno empresário com faturamento máximo de R$ 60 mil por ano -, 17.999 são microempresas (ME) e 4.700 são empresas de pequeno porte (EPP). O restante, 9.103 negócios, são referentes aos grandes empreendimentos com renda bruta anual superior a R$ 3,6 milhões (definidos como sem porte).

Em relação ao setor econômico das empresas, o maior número de negócios em Maceió é visto nas empresas que possuem comércio ou reparação de veículos automotores e motocicletas como atividade principal – são 29.436 empreendimentos ativos na cidade, o que representa 47% do total. A lista segue com as empresas referentes a alojamento e alimentação (5.897) e indústrias extrativas (5.537) como as principais atividades na capital.

Empresas em 2015

Até a data que se comemora o bicentenário da cidade, foram constituídos em Maceió, neste ano, 8.931 negócios, representando um crescimento de 10,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em contrapartida, evidenciando o momento de alerta econômico vivido em todo país, o número de empresas extintas na capital também cresceu, chegando ao quantitativo de 2.767 negócios.