Geral

Saúde avança na implantação da Política Nacional de Atenção às Urgências

02/12/2015
Saúde avança na implantação da Política Nacional de Atenção às Urgências
Superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, Lorella Chiappetta diz que o curso proporcionou que profissionais investissem em seus setores na melhoria gerencial

Superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, Lorella Chiappetta diz que o curso proporcionou que profissionais investissem em seus setores na melhoria gerencial

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) avança com mais uma ação para fortalecer o processo de implantação da Política Nacional de Atenção às Urgências. No dia 15 de dezembro, acontece o encerramento do curso de aperfeiçoamento em Desenvolvimento Gerencial da Linha de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar. A solenidade terá início às 8h30, no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit), no bairro de Cruz das Almas.

Iniciado em junho deste ano, o curso é fruto de uma parceria com o Hospital do Coração (São Paulo) e o Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (POADI/SUS).  De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, “essa foi uma oportunidade de investir na qualificação aprendendo com quem tem experiência em gestão, como o Hospital do Coração”.

Para a superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, Lorella Chiappetta, o curso proporcionou que os profissionais investissem em seus setores na melhoria gerencial na operação dos serviços e no cuidado integrado aos usuários do SUS. “Esse foi um momento de desenvolver a capacidade gerencial para atenção aos pacientes agudos e agudizados no ambiente intra-hospitalar, no contexto de uma Rede de Atenção às Urgências de caráter regional”, informou.

O curso faz parte da política de capacitação dos profissionais da área de saúde, de forma que estes se tornassem multiplicadores em suas unidades de saúde.

Participaram do curso, diretores de hospitais e gerentes de serviços hospitalares que atuam nos setores de serviços hospitalares de urgência, serviços de internação e UTI, centros cirúrgicos, regulação interna, núcleo de qualidade e segurança dos pacientes e serviços de apoio diagnóstico.

Em Alagoas, as unidades hospitalares que tiveram profissionais participantes foram o Hospital Geral do Estado (HGE), a Santa Casa de São Miguel dos Campos e de Penedo, Unidade de Emergência do Agreste, Hospital Regional Santa Rita e Maternidade Santa Olímpia, Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Mello, Hospital Carvalho Beltrão, Maternidade Escola Santa Mônica, Hospital Escola Dr Helvio Auto e Hospital Regional de Arapiraca.