Geral

PM trabalha fortalecimento das diretrizes de Planejamento, Instrução e Operação

25/11/2015
PM trabalha fortalecimento das diretrizes de Planejamento, Instrução e Operação
Ideia é de que o oficial de operações das unidades acesse o conteúdo e repasse as orientações durante a preleção da tropa no início do serviço.

Ideia é de que o oficial de operações das unidades acesse o conteúdo e repasse as orientações durante a preleção da tropa no início do serviço.

As diretrizes do chefe do Estado Maior Geral, coronel Rubens Goulart, para a equipe da 3ª Seção tem sido discutir o fortalecimento das ações que envolvem a ordem de Planejamento, Instrução e Operação dentro da Polícia Militar.

Nesta semana, foi iniciado o projeto que pretende reforçar as instruções de manutenção online, por meio da intranet institucional. Qualquer policial militar que possua o cadastro na intranet, ao acessar pelo portal da PM (www.pm.al.gov.br) terá disponível a instrução da semana, ao clicar no espaço Boletim, que disponibiliza os Boletins Gerais Ostensivos. O primeiro tema a ser abordado será “Procedimento Operacional Padrão – A Ocorrência Policial”.

De acordo com o chefe da PM3, tenente-coronel Maxwell Santos, a ideia é de que o oficial de operações das unidades acesse o conteúdo e repasse as orientações durante a preleção da tropa no início do serviço.

“É uma ferramenta que visa manter o nosso efetivo abastecido de informações padronizadas acerca dos principais temas que envolvem o policiamento ostensivo-geral. É um treinamento simples, porém acreditamos que será bastante aproveitado pela tropa”, destaca Maxwell.

Na próxima semana, a instrução abordará o tema “Procedimento Operacional Padrão – Patrulhamento em Local de Risco”, seguindo a linha do treinamento continuado, com conteúdos complementares.

Próximas ações

 

Com a reorganização dos setores a partir da Lei Delegada nº 47, a 3ª Seção do EMG, que passa a ser Gerência de Planejamento Institucional, se prepara para, a partir de janeiro, focar nas ações de planejamento estratégico, administrativo e operacional, pesquisa e avaliação.

Dessa forma, será desenvolvida a pesquisa de avaliação do controle de qualidade da Polícia Militar, em que a instituição será avaliada pelo público externo pelas ferramentas da internet. O setor já inicia também neste mês as atividades de planejamento da Operação Carnaval 2016.