Geral
Workshop apresenta previsão climática de curto e médio prazo para Alagoas
A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), promove, na próxima segunda-feira (30), o I Workshop de Previsão Climática de Curto e Médio Prazo para o Estado de Alagoas.
O encontro acontece a partir das 9h, na sede da Faeal, localizada na Rua Dr. Rocha Cavalcante, 177, bairro de Jaraguá, em Maceió. O debate será conduzido pela pesquisadora do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), Anna Bárbara Coutinho de Melo.
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, a partir dos dados apresentados pela especialista do Inpe será possível programar melhor as ações de combate aos efeitos da seca em Alagoas, bem como as medidas a serem adotadas pelos setores ligados à agricultura e pecuária no Estado.
“Com base no que for apresentado no workshop, teremos como tomar precauções para enfrentar períodos de estiagem mais graves e como antecipar ou retardar ações já programadas para garantir a sobrevivência de plantações e rebanhos. É importante que os produtores rurais também participem do encontro e fiquem atentos ao que for mostrado para que possam tomar algumas precauções individuais”, explicou o secretário.
Álvaro Vasconcelos lembrou que a estiagem já causou prejuízos à produção rural alagoana em 2015. “Esperamos que, a partir desse debate, possamos nos preparar melhor para 2016. Neste ano, tivemos prejuízos na safra do milho, por exemplo, devido ao atraso no início das chuvas e um período no mês de agosto quando não houve precipitações”, disse.
O superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante, também ressalta a importância do debate desta segunda-feira para o produtor rural alagoano.
“Será um encontro fundamental para o planejamento agrícola de Alagoas para os próximos meses. Esperamos a presença de representantes da Defesa Civil estadual, das instituições financeiras e do Governo Federal, além do setor produtivo, para traçarmos um plano de ação efetivo contra as dificuldades climáticas que estão por vir”, afirmou Cavalcante.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
