Geral

Centrais Já! realizam campanha de coleta de sangue

23/11/2015
Centrais Já! realizam campanha de coleta de sangue
Saldo da campanha da Seplag foi muito positivo e vai ajudar a salvar vidas. (foto: Ascom Seplag)

Saldo da campanha da Seplag foi muito positivo e vai ajudar a salvar vidas. (foto: Ascom Seplag)

Nos últimos dias 17, 18 e 19 de novembro, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio das centrais Já! de Atendimento ao Cidadão realizou uma campanha de doação de sangue, em parceria com o Hemocentro de Alagoas (Hemoal).

As coletas foram feitas nas centrais Já! dos Shoppings Maceió, Farol e Pátio Maceió, com o intuito de tornar o ato ainda mais acessível à população.

Segundo Luciano Modesto, superintendente de Atendimento ao Cidadão, mais de 200 pessoas compareceram às unidades das Centrais Já! para participar da campanha.

“Cada doador, efetivamente, disponibilizou 430 ml de sangue por bolsa coletada. Ficamos felizes em saber que nestes três dias conseguimos arrecadar aproximadamente 40 litros de sangue. O número pode salvar até 364 vidas”, explicou o gestor.

Para a graduanda em fisioterapia, Isadora Ribeiro, a possibilidade de doação surgiu em hora oportuna. “Sempre desejei doar sangue, mas sempre fui impedida por conta do meu peso, então decidi tentar e dessa vez passei no teste. Para mim é um privilégio sem igual saber que posso num simples ato como esse, salvar quatro vidas das quais posso ou não conhecer”, disse a estudante.

A Unidade Móvel do Hemoal esteve disponível na terça-feira (17), no Maceió Shopping. A ação também aconteceu no Shopping Farol, durante a quarta-feira (18), bem como no Shopping Pátio Maceió, na quinta-feira (19).

Durante os dias de doação foram entregues, para cada doador, certificados que reconheceram, simbolicamente, o ato de solidariedade prestado por cada um deles.

“Nosso objetivo é valorizar a participação desses cidadãos e de alguma forma, tornar memorável este momento. O certificado, além de perpetuar a ação, gera um sentimento de reconhecimento pela doação”, assinalou Luciano Modesto.

Por meio destas doações, a gerência do hemocentro alagoano formou um estoque específico para atender a demanda durante o feriadão da Consciência Negra, que aconteceu da sexta-feira (20) ao domingo (22).