Cidades
Emater assina convênio com Prefeitura de Anadia para implementar extensão rural


Obra vai melhorar integração regional entre o distrito de Folha Miúda e a cidade de Craíbas; obra de paralelepípedos já começou. (Foto: Márcio Ferreira)
O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) celebrou, através do diretor-presidente, Carlos Dias, assinatura de convênio com a prefeitura de Anadia para estabelecer ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no município.
O contrato foi oficializado em reunião, realizada nesta segunda-feira (23), na sede da Emater, no bairro de Jaraguá e teve a presença do prefeito de Anadia, Paulo Dâmaso e do secretário de Agricultura da cidade, Paulo Henrique.
O convênio tem como objetivo melhorar as condições econômicas e sociais da população rural de Anadia, dinamizando o setor agropecuário através do aproveitamento dos potenciais do município de modo a buscar a autossuficiência na produção de alimentos e excedentes comercializáveis.
De acordo com Carlos Dias, a intenção do Instituto é estender o convênio para outras prefeituras do Estado.
“É muito interessante que parcerias como essa, com o prefeito Paulo Dâmaso, de Anadia, sejam levadas a outros municípios e prefeituras e, nós temos essa pretensão, pois as ações de Ater precisam ser fortalecidas e esse convênio nos dá condições também técnicas de operar. Creio que seja bom para Anadia no primeiro momento e esperamos ampliar essas ações em toda Alagoas”, afirma Dias.
Segundo o prefeito de Anadia, Paulo Dâmaso, o convênio veio em boa hora e surgiu como alternativa no momento de crise.
“Nós queremos diversificar as culturas, sair da monocultura da cana e aproveitar o imenso potencial que temos aqui em Anadia e, com isso, incentivar o agricultor familiar a cultivar macaxeira, inhame e outros produtos”, frisou o gestor.
A Prefeitura de Anadia disponibilizará técnicos agrícolas da Secretaria Municipal de Agricultura para trabalhar junto à Emater na implementação dos serviços de Ater no município.
Entre os itens previstos em contrato estão a confecção de um plano de Ater a curto e médio prazos; implementação de políticas voltadas ao setor rural, capacitação de agricultores familiares em tecnologia, agropecuária e gerência, visando a utilização correta de máquinas, equipamentos, insumos, crédito rural e outros; organizar e desenvolver associativismo; e a conservação de recursos naturais de solo, água, fauna e flora, para preservação ambiental e melhoria na qualidade de vida.
Mais lidas
-
1OPERAÇÃO PF
Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos federais em Alagoas
-
2OBITUÁRIO
Adeus a Enaldo Marques: setor produtivo alagoano lamenta a perda do empresário e líder do CRB
-
3CHACINA
Cinco pessoas são executadas dentro de residência em Estrela de Alagoas
-
4OBITUÁRIO
Médica Paula Domingues Kotovics morre aos 43 anos e deixa legado de dedicação à saúde e autoestima em Maceió
-
5LIVE
Quem era a influenciadora mexicana assassinada durante live no TikTok