Cidades

Maceió: Seminário discute saúde mental relacionada ao trabalho

27/10/2015
Maceió: Seminário discute saúde mental relacionada ao trabalho
(Foto: Ascom SMS)

(Foto: Ascom SMS)

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió realizou, nessa segunda e terça-feira, 27 e 28 de outubro, o III Seminário em Saúde Mental e do Comportamento Relacionado ao Trabalho. O encontro aconteceu no auditório do Conselho Regional de Psicologia, localizado no Farol, e contou com a presença de trabalhadores da saúde, estudantes, sociedade civil e empregadores, que discutiram como a relação de trabalho nos dias atuais pode configurar um processo de adoecimento.

A abertura do evento ocorreu na noite de segunda e contou com uma palestra ministrada pelo coordenador de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Roque Veiga, que falou sobre a Política de Saúde do Trabalhador com enfoque na Saúde Mental.

Também participaram da cerimônia de abertura, a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Tereza Tenório, o coordenador do Cerest Maceió, Álvaro Filho, a coordenadora do Cerest Alagoas, Gardênia Santana, a representante do Conselho Regional de Psicologia, Laeuza Lúcia, e a representante do Cerest Maceió, Flaviana Lopes. O evento contou ainda com a participação do Coral da Unicred e com uma sessão de ginástica laboral com alunos da Faculdade Maurício de Nassau.

Já nesta manhã desta terça-feira (27), foram abordados temas como “Transtornos Mentais: o trabalho como fonte de adoecimento”, “Álcool e drogas: causas e consequências relacionadas ao trabalho” e “Notificações em transtornos mentais relacionados ao trabalho”.

O fonoaudiólogo e técnico da coordenação de Análise Epidemiológica da SMS, Antônio Fernando, falou sobre a importância das notificações em transtornos mentais relacionados ao trabalho. “Entre os principais transtornos estão depressão, estresse, alcoolismo, neurastenia, transtornos cognitivos leves e de personalidade e derivam tanto de contextos sociais, econômicos quanto do próprio processo de trabalho e é preciso que se notifique para que sejam desenvolvidas ações de vigilância em saúde do trabalhador”, explicou.

O evento é uma realização dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde e Segurança do Trabalho (NEPSST), Núcleo de Saúde Mental relacionada ao Trabalho (Buscar MAIS – Mentes Ativas Integradas à Saúde) e Núcleo Interinstitucional em Saúde Mental Relacionada ao Trabalho (NISM) do Cerest que realizam anualmente o encontro.