Cidades

Arapiraca: Centro POP realiza sonho e celebra casamento de moradores de rua

23/10/2015
Arapiraca: Centro POP realiza sonho e celebra casamento de moradores de rua
Assessoria

Assessoria

Romário, você aceita Edvânia como sua legitima esposa? Sim. E você, Edvânia, aceita Romário como seu esposo? Sim. Então, diante de Deus e de tantas testemunhas, eu os declaro marido e mulher.

Esse poderia ser apenas mais um casamento comum, com pessoas comuns, que se conheceram em festas, bares, restaurantes, consultórios, no trabalho. Mas não. É a história de amor entre duas pessoas que até pouco tempo estavam em situação de rua e que graças a um centro social de Arapiraca conseguiram realizar vários sonhos – entre eles, o casamento.

Romário morou na rua por 10 anos e foi usuário de drogas. Conheceu Edvânia quando caminhava pela cidade, sem saber onde ficar, dormir. Foi paixão à primeira vista. Os dois se reencontraram por diversas vezes e se uniram em amor, mesmo com tantas dificuldades, mesmo sem um local para residir.

Edvânia tinha quatro filhos quando conheceu Romário. Da união dos dois, surgiram mais quatro arapiraquenses. Após dez anos juntos e enfrentando o esquecimento, a incompreensão e as angústias da vida, eles conheceram o Centro Pop (Centro de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua), um local especializado em proporcionar dignidade a quem não possui um teto para morar.

Com o Centro Pop, eles ganharam acompanhamento de profissionais, duas refeições por dia, atendimento psicossocial, participam de oficinas e recebem kits de higiene. Além disso, há quatro meses, foram contemplados com uma casa do Minha Casa, Minha Vida, no Residencial Agreste, onde vivem cerca de mil famílias de baixa renda. As oito crianças já estão estudando em escolas ou creches municipais e o casal, em breve, será capacitado para entrar no mercado de trabalho.

Nesta quinta-feira (22), Romário e Edvânio disseram SIM. Casaram diante de usuários do CentroPop, de amigos, técnicos da prefeitura e da prefeita Célia Rocha (PTB). O matrimônio aconteceu na nova sede do CREAS, no bairro Santa Esmeralda, e foi celebrado pelo pastor Juraci.

A prefeita fez questão de parabenizar o casal e destacar o trabalho realizado pelo centro. “Estou muito feliz. Saber que essas duas pessoinhas conseguiram realizar seus sonhos com a nossa ajuda, com o trabalho que começamos na prefeitura, é de uma gratificação enorme. Espero que eles sejam muito felizes e que consigam superar tudo, principalmente com a oportunidade de conseguir um bom trabalho e viver com mais dignidade”, comentou.

Nervoso e bastante emocionado, o noivo não escondeu a felicidade. “Não estou aguentando de tanta alegria. A Edvânia mudou minha vida. Graças ao Centropop conseguimos tudo o que queríamos. Agora, casados, estamos concretizando a construção da nossa família”, falou.

O casamento contou com a presença do vereador Fábio Rogério (PR), que conduziu a noiva até o altar; das secretárias municipais de Assistente Social, Anadja Gomes; de Políticas para Mulheres, Hyseth Santos; de Indústria e Comércio, Myrka Lúcio; do secretário de Governo, José Lopes; além de técnicos da Semas e amigos do casal.

O Centro Pop foi inaugurado em outubro de 2013, na gestão da atual prefeita Célia Rocha. Passado dois anos, o local já atendeu mais de 100 moradores em situação de rua – pessoas que são atendidas por profissionais todos os dias, que recebem alimentação, cuidado, carinho e amor, que veem no centro uma oportunidade de melhorar a vida.