Cidades

Palmeira dos Índios realiza etapas iniciais do Plano de Resíduos Sólidos

23/10/2015
Palmeira dos Índios realiza etapas iniciais do Plano de Resíduos Sólidos
Foto: Janio Bernardo

Foto: Janio Bernardo

A Prefeitura de Palmeira dos Índios deu, nesta semana, os primeiros passos referentes ao Plano Estadual de Resíduos Sólidos, cuja adesão ocorreu em 2014. Para isso, uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente este no lixão municipal acompanhada de gestores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), com uma engenheira ambiental e um agente fiscal, além de representante da
empresa Floran, que é gerenciadora do Plano.

Durante a visita ao local, foi realizado um trabalho chamado de caracterização gravimétrica, com a utilização de cerca de 300 kg de lixo coletado na cidade para dar início à analise de qual categoria de lixo mais predomina na região. Além disso, um técnico da Prefeitura de Palmeira dos Índios foi capacitado para realizar este trabalho pelo menos quatro vezes por ano.

A titular municipal do Meio Ambiente, Anna Luisa França, acompanhou as atividades, que também contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Urbanização. A secretária destacou a importância do aterro sanitário para o município e as melhorias que têm sido conquistadas.

“Hoje o nosso Município conta com uma associação de catadores, justamente para que eles não fiquem aqui no lixão, um ambiente propício a doenças e outros malefícios. A Prefeitura tem dado total atenção e apoio a eles. Quem chegar aqui no lixão verá outro ambiente. Estamos procurando dar uma destinação correta ao lixo coletado e percebemos que não temos mais a presença de animais e de pessoas. Contamos com o apoio do Ministério Público para que o aterro sanitário seja implantado o mais rápido possível”, disse a gestora.

A engenheira ambiental da Semarh, Kamila Aderme, explicou a importância e a finalidade dessa etapa para o município. “Através da quantidade de lixo separado por um processo chamado quarteamento é que poderemos determinar as categorias de lixo coletado em Palmeira dos Índios e, assim, poder dar uma melhor destinação a esse lixo, de forma correta”, explicou.