Cidades
Arapiraca: Célia Rocha e prefeitos visitam instalações do Frigovale
A prefeita Célia Rocha, acompanhada do secretário de Agricultura, Rui Palmeira de Medeiros, e da secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Myrka Lúcio, e da assessora técnica Maria Edina, visitaram, nesta quinta-feira (22), as instalações do maior frigorífico de Alagoas – o Frigovale- que está sendo instalado na comunidade de Olho dÁgua dos Cazuzinhas, na zona rural do município.
O estabelecimento, que vai ser inaugurado na próxima segunda-feira (26).
A visita contou com a presença de representantes do Ministério Público Estadual (MPE), os promotores Alberto Fonseca e Adivaldo Batista, do chefe do Núcleo de Inspeção da Agência de Defesa Agropecuária de Alagoas (Adeal), Francisco Tavares, e do médico-veterinário André Sandes, bem como de vários prefeitos da região.
A matriz da empresa está situada no estado do Mato Grosso, onde atua há mais de 25 anos.
Antes da visita, o grupo esteve reunido na Escola Municipal de Governo de Arapiraca, com o gerente do Frigovale, Jaelson Gomes, que fez uma apresentação acerca do funcionamento do frigorífico e da capacidade de produção e comercialização da empresa.
O empreendimento tem um investimento inicial da ordem de R$ 10 milhões para o abate de cinco mil animais, entre bovinos, caprinos e suínos.
Com a inauguração do frigorífico regional, que vai atender mais de 30 municípios do Agreste e Sertão de Alagoas, metade da demanda do consumo de carne de qualidade será atendida em Alagoas.
A implantação do frigorífico de Arapiraca reduzirá de 21 mil para 11 mil a demanda de abate, atendendo, principalmente, os municípios de toda a região.
O empreendimento está sendo feito em uma área total de 10 hectares (3 mil m2 área construída) e capacidade de ampliação para dez mil animais por mês.
Serão ofertados 200 empregos diretos, com atendimento às Normas do Ministério do Trabalho e inspeção sanitária e ambiental.
A construção do Frigorífico Frigovale é fruto de uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Prefeitura de Arapiraca e a iniciativa privada, por meio de convênio de concessão onerosa, através de processo licitatório por um período de 25 anos.
Durante a visita, os promotores públicos Alberto Fonseca e Adivaldo Batista conheceram de perto toda a estrutura para o abate e logística do transporte de carne no frigorífico.
Eles elogiaram a iniciativa de Arapiraca, ressaltando a necessidade do acompanhamento dos outros municípios alagoanos.
“Essa é uma importante iniciativa para geração de empregos, e, acima de tudo, do cuidado com a qualidade da carne consumida pelos alagoanos. Esperamos que, a partir da inauguração deste frigorífico, sejam adotadas políticas públicas conjuntas, para que, num futuro próximo, os abatedouros espalhados em outras regiões tenham uma estrutura adequada e funcionem dentro das normas sanitárias exigidas por lei”, afirmou o promotor Alberto Fonseca.
Mais lidas
-
1JUSTIÇA ELEITORAL
Vereadores diplomados em risco e possíveis sucessores no novo caso das "laranjas" em Palmeira dos Índios
-
2
Prefeita reeleita e vice eleito terão que enfrentar a Justiça eleitoral para não perderem os mandatos
-
3FUTEBOL
A novidade do futebol em 2025 será o Super Mundial de Clubes
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5IPVA 2025
Sefaz divulga calendário de pagamento do IPVA em Alagoas