Cidades

Maceió: Casa comemora dois anos de atendimento à população

20/10/2015
Maceió: Casa comemora dois anos de atendimento à população
Ascom Semas

Ascom Semas

O Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa) de Maceió completa, este mês, anos de serviços prestados à população. Em 2013, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), inaugurou o equipamento, fazendo com que problemas antigos, como a falta de espaços adequados aos atendimentos prestados pela Coordenação Geral dos Benefícios Eventuais (BEs), fossem resolvidos. No primeiro ano de funcionamento, mais de 20 mil pessoas foram atendidas na unidade.

Ainda em 2013, um balanço da Semas sobre a qualidade dos serviços prestados pelas suas unidades, feito em dezembro do mesmo ano, mostrou uma boa aceitação do Casa, mesmo com apenas três meses de funcionamento, e o sucesso na condução dos trabalhos que eram ofertados lá – apontados pelos usuários dos programas socioassistenciais. Em 2014, o prefeito Rui Palmeira sancionou a Lei dos Benefícios Eventuais e garantiu ao município de Maceió o Prêmio Nacional de Boas Práticas de Gestão, do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

Considerado um marco na política de Assistência Social, a Lei dos Benefícios Eventuais prevê, entre as principais melhorias oferecidas ao usuário, o aumento do valor e dos prazos provisórios, junto com o de renovação, de vários auxílios, ofertados diariamente pelas equipes do Casa.

“A Lei dos Benefícios Eventuais era mais do que necessária há muito tempo. Nós vivíamos momentos difíceis porque não havia regulamentação para a concessão de vários benefícios e muita coisa ainda era solta demais. Sem falar que sempre foi um assunto debatido e que passava de gestão em gestão, mas era necessário um gestor com sensibilidade para abraçar a causa e foi o que aconteceu. Quando o prefeito Rui Palmeira se inteirou dos impactos positivos que a mesma iria causar, não pensou duas vezes e nem demorou para acatá-la”, destacou a coordenadora do Casa, Wellida Santos.

A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, destaca que o espaço já se tornou referência no atendimento socioassistencial. “É no Casa que a população tem acesso aos benefícios eventuais. No mesmo prédio funciona a Unidade Descentralizada do Cadastro Único/Bolsa Família, o que torna o equipamento social do bairro do Prado referência para os usuários da Assistência Social”, ressaltou a gestora.

Localizado na Rua Amazonas, nº 90, em frente à Praça da Faculdade, no bairro do Prado, o Casa atende diariamente uma média de 400 beneficiários de diferentes programas. Além dos que oferecem os Benefícios Eventuais (BE), o Centro também concentra as demandas para os Benefícios de Prestação Continuada (BPC) e para a retirada das Carteiras Intermunicipal e Interestadual do Idoso. Mais informações sobre os serviços do Casa podem ser obtidas pelo telefone (82) 3315-7018.