Cidades

Maceió: SMTT destaca compromisso com a reforma de terminais

20/10/2015
Maceió: SMTT destaca compromisso com a reforma de terminais
Reinauguração da Praça do Sanatório Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Reinauguração da Praça do Sanatório
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió fez a entrega de mais um terminal de ônibus totalmente reformado na última quinta-feira (15), o 12º desde 2013. Assim como as demais estruturas que foram entregues com melhorias à população, o terminal do Sanatório recebeu pintura padronizada, troca de revestimentos dos bancos e das partes externa e interna, além da implantação de piso tátil e reparos gerais na parte hidráulica e elétrica e das rampas de acesso.

“Todo este trabalho é fruto do desempenho e compromisso desta gestão por transporte mais digno. A começar pelos terminais de ônibus, que estavam sucateados e sem nenhuma ou quase nenhuma condição de operar. É válido lembrar que por decisão judicial, o Executivo não vem recebendo, desde o primeiro ano de gestão, o repasse do Fundo de Transportes Urbanos para investimentos em ações como a reforma de terminais. Mas mesmo assim, continuamos fazendo melhorias”, informa o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Tácio Melo.

De acordo com o superintendente, a pretensão do órgão, que é responsável pela execução e coordenação das reformas de terminais, é que até março do próximo ano, todos os 26 terminais de ônibus estejam totalmente recuperados. O próximo terminal de ônibus a ser entregue é o do Village Campestre, que era uma demanda antiga dos moradores.

“As reformas fazem parte de um pacote de medidas para melhoria o transporte público da cidade. A implantação da faixa exclusiva para ônibus, aplicativo Cittamobi para acompanhamento em tempo real das linhas e o aumento de trajetos de linhas em atendimento das comunidades são outros exemplos da preocupação que a prefeitura tem em levar mais benefícios aos passageiros de ônibus e a todos os usuários do sistema”, afirma Tácio Melo.

Licitação do transporte

Ainda nesta semana, será divulgada a conclusão das análises das propostas técnicas e comerciais das empresas que poderão explorar os lotes (regiões) previstas na primeira etapa da Licitação do Transporte Público Coletivo de Maceió. “Apesar das situações contrárias, conseguimos realizar pela primeira vez na história de Maceió a primeira licitação do transporte público. Isto, sem dúvida, é uma grande vitória e quem somente tem a ganhar é a população maceioense”, disse o superintendente.

Conforme previsão no edital, até março do próximo ano, Maceió terá mais 150 novos ônibus na frota. Todos estarão padronizados com uma mesma cor, emblema da prefeitura e os nomes das empresas operadoras.