Geral

Entrega do 37º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos acontece amanhã (20)

19/10/2015
Entrega do 37º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos acontece amanhã (20)
Esta edição contou com o maior número de inscritos (612) dos últimos dez anos, com temas que valorizam a democracia, a cidadania e os direitos humanos (Foto: Divulgação)

Esta edição contou com o maior número de inscritos (612) dos últimos dez anos, com temas que valorizam a democracia, a cidadania e os direitos humanos (Foto: Divulgação)

Nessa terça-feira, 20 de outubro, será realizada a cerimônia de entrega do 37º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. O evento acontece às 20h, no Teatro da Universidade Católica, em São Paulo, e será aberto ao público, valendo como aula magna para alunos de Comunicação mediante acordo com os professores. Neste ano, a cerimônia será especial, pois marca os 40 anos da morte do jornalista Vladimir Herzog, assassinado por agentes da ditadura militar.

Esta edição contou com o maior número de inscritos dos últimos dez anos, com temas que valorizam a democracia, a cidadania e os direitos humanos. Foram 612 trabalhos, que competiram em oito categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentários de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista e Internet.

Os grandes homenageados da noite serão os jornalistas Mino CartaMauro SantayanaDaniel Herz (in memoriam) e Eduardo Galeano (in memoriam), por suas contribuições ao jornalismo brasileiro e da América Latina. Desde 2009, a Comissão Organizadora do Prêmio Vladimir Herzog indica personalidades para serem agraciadas com o Prêmio Especial por relevantes serviços prestados às causas da democracia, paz, justiça e contra a guerra.

Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

Durante a cerimônia de entrega do Prêmio Vladimir Herzog, um dos três grupos de estudantes declarados vencedores do 7º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão será contemplado com uma viagem de estudos internacional. Criado pelo Instituto Vladimir Herzog para estimular o processo jornalístico entre futuros profissionais, o Prêmio Jovem Jornalista contou com a inscrição de mais de 200 estudantes de 17 estados do Brasil. Os trabalhos abordaram o tema “Desafios da Liberdade de Expressão no Cenário dos Direitos Humanos: Retratos no Brasil de Hoje”.

Roda de Conversa

Na manhã de 20 de outubro, das 9h às 13h, acontece a Roda de Conversa com os vencedores da 37ª edição do Prêmio Vladimir Herzog. Realizado pelo quarto ano consecutivo, o encontro permite que os jornalistas confraternizem e revelem os bastidores das matérias premiadas.

Com mediação de Aldo Quiroga (TV Cultura/PUC) e Angelina Nunes (O Globo/Abraji), o evento gratuito é voltado especialmente para alunos dos cursos de comunicação e tem o propósito de compartilhar conhecimento sobre os métodos e técnicas de algumas das reportagens mais importantes da imprensa brasileira, desde a elaboração das pautas até a apuração, fontes e entrevistas.

O encontro será realizado no Tucarena, em São Paulo, e transmitido pela internet, ao vivo, por meio do link www.tvpuc.com.br. Para que o material esteja acessível a um maior número de pessoas, constituiu-se um pool de cobertura e transmissão com cerca de 20 entidades, veículos e emissoras públicas.

Sobre o Prêmio

Criado em 1978, o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos foi uma iniciativa da família Herzog, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Comitê Brasileiro de Anistia, Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, Movimentos de Anistia, FENAJ-Federação Nacional de Jornalistas e Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo. Seu intuito é reconhecer e premiar anualmente jornalistas que, por meio de seu trabalho, contribuem para a promoção dos direitos humanos, cidadania e democracia, homenageando personalidades, profissionais e veículos de comunicação que se destacam na defesa desses valores fundamentais.

O Prêmio Vladimir Herzog é promovido e organizado, atualmente, por onze instituições: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Instituto Vladimir Herzog; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional, Ordem dos Advogados do Brasil/Secção São Paulo, Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.

Serviço:
37º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos
Datas: 20 de outubro
Horário: 20h
Local: TUCA – Teatro da Universidade Católica (Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes – São Paulo/SP)

Roda de Conversa 
Datas: 20 de outubro
Horário: 9h
Local: Tucarena (anexo ao TUCA)