Geral

Repasse contra a seca será implantado em 38 cidades, no mês de novembro

08/10/2015
Repasse contra a seca será implantado em 38 cidades, no mês de novembro
38 municípios alagoanos estão em situação de emergência, em virtude da seca. (Foto: Cortesia)

38 municípios alagoanos estão em situação de emergência, em virtude da seca. (Foto: Cortesia)

Em junho deste ano, o Governo do Estado decretou que 38 municípios de Alagoas estavam em situação de emergência ocasionada pela estiagem prolongada. Mas o Governo Federal realizou um repasse de R$ 6 milhões para a ampliação de programas de combate à seca no Estado. O coordenador estadual da Defesa Civil, major BM Moisés Melo, informou que esse repasse foi feito e que a previsão para que o benefício seja implantado nas cidades de Alagoas é no início de novembro.

“O Governo de Alagoas, por meio da Defesa Civil do Estado, vai administrar essa verba e planejar as ações. Já foi feito um planejamento com a Secretaria de Estado da Infraestrutura, Casal e os prefeitos para empregar da melhor maneira, este recurso”, informou o major.

Ele disse ainda que os 38 municípios serão contemplados com a ampliação da Operação Carro Pipa, que leva água aos municípios. O major Moisés Melo explicou que empresas de carros-pipa serão contratadas para executar o recurso.

As 38 cidades que serão beneficiadas com o repasse federal serão Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Craíbas, Coité do Nóia, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Inhapi, Igaci, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olho D’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.

Junto à Defesa Civil, a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos estarão à frente dos programas que levará água aos municípios alagoanos.