Geral

Comissão da Verdade e Governo se reúnem para discutir planejamento

30/09/2015
Comissão da Verdade e Governo se reúnem para discutir planejamento
Secretário Enio Linsvai intermediar demandas junto ao governador Renan Filho. (Foto: Ailton Cruz)

Secretário Enio Linsvai intermediar demandas junto ao governador Renan Filho. (Foto: Ailton Cruz)

Integrantes da Comissão Estadual da Memória e da Verdade Jayme Miranda estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira (30), com o secretário da Comunicação de Alagoas, Enio Lins, para pleitear algumas demandas que possibilitam a continuidade dos trabalhos do grupo. A comissão apura os crimes políticos ocorridos em Alagoas, durante o período da ditadura militar.

Alba Correia, Olga Miranda e Thomaz Beltrão solicitaram, entre outras coisas, uma audiência com o governador Renan Filho, e a contratação de um historiador e um relator com dedicação exclusiva, e em tempo integral, para trabalhar na construção do acervo de documentos da comissão.

A publicação reunirá os depoimentos das pessoas que guardam qualquer relação com os fatos acontecidos nos anos de chumbo, além de testemunhos, dados, informações e documentos encaminhados por voluntários e, por ventura, encontrados pelos integrantes da comissão.

O secretário Enio Lins assegurou que as demandas serão atendidas. A audiência será marcada em breve, assim que o governador chegar de uma viagem de trabalho ao Rio de Janeiro, para onde foi em visita a empresas. Os profissionais solicitados também serão incorporados ao projeto o quanto antes.

Segundo o secretário de Comunicação, o governo fará as parcerias que forem necessárias para viabilizar o mais rápido possível as necessidades da comissão. O Instituto Zumbi dos Palmares, por exemplo, poderá ficar com a incumbência de documentar depoimentos e histórias da época da ditadura militar.