Geral

AL amplia implantação do sistema on-line de monitoramento da qualidade da água

30/09/2015
AL amplia implantação do sistema on-line de monitoramento da qualidade da água
Em Alagoas, 70 municípios já foram capacitados implantação do sistema on-line de onitoramento da qualidade da água (Fotos Olival Santos)

Em Alagoas, 70 municípios já foram capacitados implantação do sistema on-line de onitoramento da qualidade da água (Fotos Olival Santos)

O acesso on-line do monitoramento da qualidade da água para consumo humano é realizado pelo Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). Em Alagoas, 70 municípios já foram capacitados e uma nova turma iniciou treinamento nesta terça-feira (29), no Laboratório de Informática da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em Jaraguá.

Nessa etapa, a capacitação é voltada para os municípios alagoanos da 7ª, 8ª, 9ª e 10ª região de saúde. De acordo com o técnico do Laboratório Central de Alagoas (Lacen), Sebastião Palmeira, participam do curso os profissionais que atuam nas vigilâncias sanitária e ambiental com a ação de gerenciar amostras ambientais.

O técnico do Lacen informou que dos 70 municípios alagoanos capacitados, cerca de 40 estão com o sistema em pleno funcionamento. “O GAL permite que os profissionais tenham acesso on-line das etapas do monitoramento da qualidade da água, desde o cadastro da amostra até o relatório final”, pontuou ele.

Para o coordenador de Vigilância Sanitária do município de Campo Alegre, Newton Fernando, a expectativa é que se melhore o andamento do serviço. “Esperamos que com a troca do papel pelo sistema on-line, vamos evoluir com a redução do tempo de resposta do monitoramento realizado”, afirmou ele.

Sistema criado pelo Ministério da Saúde, o GAL possibilita o gerenciamento das rotinas, o acompanhamento das etapas para realização dos exames e ensaios, além da obtenção de relatórios de produção, epidemiológicos e analíticos. Ações essas que acontecem nas redes estaduais de laboratórios de saúde pública.

O auxílio nas tomadas de decisões epidemiológicas e gerenciais dos laboratórios de saúde é mais uma resposta que o GAL oferece para a qualidade do serviço, segundo Sebastião Palmeira. “A informação sobre a qualidade da água, somada ao compartilhamento do status da análise em tempo real, garante um controle eficiente do material monitorado e ajuda nas tomadas de decisão”, completou.