Geral

Presidente da Juceal visita Junta Comercial de Minas Gerais

28/09/2015
Presidente da Juceal visita Junta Comercial de Minas Gerais
Atualmente, Alagoas é o único estado a ter 100% dos municípios integrados a Redesim. (Fotos: Ascom Juceal)

Atualmente, Alagoas é o único estado a ter 100% dos municípios integrados a Redesim. (Fotos: Ascom Juceal)

O presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), Carlos Araújo, viaja, nesta segunda-feira (28), ao Sudeste do país a fim de unificar informações e trocar experiências com a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG). O encontro visa o avanço no registro e legalização de negócios nos dois estados .

No encontro, será analisado o sistema de consulta prévia automática, do qual a prefeitura sabe automaticamente se o local é apto para constituição de uma empresa, atualmente, na Juceal, esse processo pode durar 24 horas. Além de discutir a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) nos cartórios e entidades ainda não integradas em Alagoas.

De acordo com Carlos Araújo, anteriormente, as Juntas Comerciais se preocupavam apenas com o registro mercantil, mas atualmente elas funcionam como órgãos integradores da Redesim, em seus estados, interligando as entidades fiscalizadoras e os municípios para agilizar o registro e a legalização empresarial. Neste momento, Alagoas é o único estado a ter 100% dos municípios integrados a Redesim.

“A Junta Comercial abraçou a integração como um desafio para todos nós. A equipe se dedicou e no final o resultado foi positivo. A desburocratização e a simplificação do registro empresarial possibilitam a legalização das empresas de baixo risco em até 48 horas, menor prazo do país”, pontuou Araújo.

As visitas objetivando melhorias no sistema mercantil vem se tornando frequentes entre as Juntas Comerciais do país. Até o final de 2015, os mineiros estarão retribuindo a visita para observar os procedimentos realizados pela Juceal. Referência no país, neste ano, Alagoas recebeu a visita de representantes da Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins.